Onde está o Fair Play?

Print Friendly and PDF


— Amigos do futebol, onde está o respeito, onde está o Fair Play? — A pergunta foi feita pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao público que vaiava a presidenta Dilma, durante abertura da Copa das Confederações.

Por um momento, me indignei com o Blatter, mas alguns segundos depois, pensei novamente e me perguntei “Onde está o fair play?”

Pra quem não acompanha futebol, fair play é uma expressão usada no vocabulário do esporte e que quer dizer algo como “lealdade”, “honra”, “jogo limpo”, e é uma das coisas mais bonitas que existe no futebol, no meu ponto de vista.

Me coloco no lugar de um dos que vaiaram, porque eu realmente vaiaria, e me pego pensando:
Onde está o Fair Play do governo, que ao ver o povo, a fonte de seu poder, nas ruas protestando pacificamente, decide enviar a polícia para atacar, reprimir, e tratar como terrorista o povo?

Onde está o Fair Play do governo, que nos faz trabalhar praticamente 4 meses, só pra pagar impostos que são mal aplicados, e que em grande parte, não tem retorno direto para o bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento humano dos brasileiros?

Onde está o Fair Play dos condenados pela justiça no escândalo do “Mensalão”, que, não bastando estarem condenados e continuarem soltos, ainda estão com seus mandatos de deputados, e como se não fosse muito, ainda compõe comissões da Casa Legislativa?

Onde está o Fair Play dos políticos, que viram na Copa do Mundo a chance de encher o bolso para uma próxima campanha, desviando dinheiro público, superfaturando obras, criando estádios onde não existe sequer um time de futebol de grande expressão?

Onde está o Fair Play da Fifa, que chegou impondo ordens sobre como devemos fazer para termos uma bela Copa do Mundo, segundo os padrões internacionais, alterando até mesmo o formato das tradicionais redes dos gols do Maracanã, dizendo quem pode ou quem não pode ter meia-entrada nos jogos, interferindo em nossa própria lei?

Onde está o Fair Play do governo, que permite tais atrocidades com dinheiro público, enquanto no Brasil, com esse dinheiro, hospitais e escolas poderiam estar sendo reformados, construídos, pessoas poderiam estar sendo ajudadas?

Realmente, Blatter. A pergunta foi totalmente coerente. Só que a pessoa a quem você devia ter perguntado isso, estava do seu lado. Presidenta, onde está o Fair Play?

Por Matheus, um brasileiro

0 Comentários: