Skadi

Print Friendly and PDF


 

Na mitologia nórdica, Skadi (Skaði) é a esposa do deus vanir Njord. Enquanto seu esposo prefere viver nas praias e perto do mar, ela prefere habitar as montanhas e os lugares altos.
 
Origens
 

Ela é a linda filha do gigante Þjazi, na mitologia nórdica ela era a deusa do inverno. Depois da morte de Þjazi, assassinado devido a mais uma peripécia de Loki, Skadi decide vingar-se dos Ases, que não sendo capazes de se defenderem batendo numa Mulher, resolvem reparar o mal pedindo a Skadi que casasse com um deles.
Tendo em conta, unicamente os seus pés, já que o resto do corpo estava tapado, para que a sua escolha fosse aleatória, Skadi escolhe os pés mais bonitos, pensando ser os de Balder. É o Deus Njörðr que é escolhido e com quem vai viver para as montanhas gélidas e ruidosas. no entanto Njord fosse o Deus da Água das praias ele não conseguiu coabitar com o gelo de Skadi.
 
Casamentos
 
O casamento não deu certo, pois enquanto seu esposo preferia viver nas praias e perto do mar, em Nóatún, ela preferia habitar as montanhas e os lugares altos, em Þrymheimr, antigo palácio de seu pai .
Do casamento de Skadi e Njord nasceram Freya e Frey.
Em outras fontes da mitologia, diz-se que ela casou-se mais tarde com outro deus, o Æsir Ull.
 
Etimologia
 
A etimologia do nome Skadi é incerta, mas pode estar relacionada à forma original de Escandinávia (Scadin-avia) podendo significar Ilha da deusa Skadi, porém esta teoria não é consenso entre os estudiosos. Os nomes de alguns lugares na Escandinávia, particularmente na Suécia fazem referência à Skadi.
 
Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: