YOUNG HITLER: SOCIEDADE THULE

Print Friendly and PDF


"No tempo em que soube de Adolf Hitler em Munique, em 1921 e 1922, ele estava em contato com um círculo que acreditava firmemente nos presságios das estrelas", lembrou-se o proeminente jornalista americano Karl H. von Wiegand em uma entrevista à revista Cosmopolitan em 1939. [1]

O "círculo" aqui mencionado pelo chefe correspondente de Hearst Internacional News Service era uma sociedade listada no Registro de Associações de Munique como um grupo de estudo inofensivo que pesquisava a antiga história alemã. Seus membros eram ricos e pessoas influentes da sociedade de Munique: professores, nobres, fabricantes, altos funcionários, empresários. Antes de Hitler entrar em contato com a Sociedade Thule, em 1919, o grupo já tinha vindo a organizar palestras públicas sobre diversos temas culturais celtas e teutônicos por algum tempo. No entanto, o público não estava ciente do que ocorria nas reuniões secretas, às quais só os membros Thule eram convidados.

Na realidade, a Sociedade Thule era muito mais do que um inocente grupo de estudo: era uma irmandade secreta. O emblema da Sociedade Thule era a suástica (no sentido anti-horário como o símbolo nazista) e um punhal. O nome Thule referiu-se à velha Ultima Thule, a terra do norte, a pátria mitológica dos teutões. Como Atlântida, a lenda dizia que Thule era uma civilização desaparecida. Os membros da Sociedade Thule acreditavam que a civilização perdida dos teutões possuía habilidades psíquicas que iam muito além das realizações técnicas do século XX. Eles esperavam redescobrir os segredos desta lendária civilização através de práticas ocultistas.

Houve sociedades secretas "teutônicas" deste tipo na Áustria e na Alemanha do século XIX. Os conceitos espirituais dessas facções podem ser agrupadas sob o termo 'Ariosofia', cunhada pelo vidente austríaco Guido von List. [2] Esses grupos Ariosóficos eram independentes uns dos outros organizacionalmente, embora muitos deles eram mais ou menos intimamente ligados através de amizades pessoais e membros mútuos. As noções de Ariosofia referiam-se a ideias hindus, gnósticas e herméticas. Práticas mágicas dos tempos Teutônicos e medieval desempenharam um papel importante e os diferentes grupos foram influenciados pelos diversos Pitagóricos, Neoplatônicos, místicos britânicos, Madame Blavatsky, Rosacruzes, Jakob Böhme, Paracelso e outros. Apesar de tão diferentes como foram os conceitos místicos/mágicos dos grupos individuais, eles estavam ligados por sua crença na filosofia racista de Guido von List, que afirmava a superioridade dos arianos. Em sua estrutura organizacional, os rituais e terminologia, os grupos ariosóficos lembravam os maçons, os quais, no entanto, eram rejeitados devido a sua suposta "infiltração de judeus". Tal como acontece com os maçons, houve diferentes níveis de iniciação nas Ariosofias. Os membros foram gradualmente introduzidos às práticas de rituais de magia. Nesses rituais, luz, cores, ritmos, símbolos ou aromas eram usadas para concentrar poderes mentais e canalizá-las numa direção específica. Os Ariosóficos acreditava que isso iria permitir-lhes trazer mudanças no plano material [3].

A Sociedade Thule foi o ramo bávaro da Germanenorden Ariosophic (Ordem Teutônica), uma associação de ocultistas formada em Leipzig em 1912 pelo esotérico e anti-semita Theodor Fritsch. Em 1916, após uma reunião com Fritsch, Barão Rudolf von Sebottendorff assumiu a liderança do braço da Baviera, chamando-o Sociedade Thule[5].

Sebottendorff era um aventureiro e ocultista, nascido em Hoyerswerda, Saxônia, em 1875, sob o nome de Ernst Rudolf Glauer. Em sua autobiografia Der Talisman des Rosenkreuzers (O Talismã da Rosacruz), Sebottenorff discute sua vida, que N. Goodrick-Clarke pesquisou em mais detalhes [6].

Glauer-Sebottendorff havia trabalhado em navios, viajando para Nova York, Sydney, Cairo e Constantinopla. Ele finalmente chegou na Turquia e lá começou a se envolver com o ocultismo. Ele estabeleceu contato com a seita Mevlevi dos dervixes dançantes e estava familiarizado com os ensinamentos dos sufis. Em seus estudos, Glauer-Sebottendorff chegou à conclusão de que o misticismo islâmico tinha raízes arianas. Esta opinião ligava-o com Guido von List. O antepassado da Ariosofia proclamou que não apenas o Islã, mas todos os sistemas religiosos foram derivadas de uma única religião original, a religião dos arianos. Em 1910, Glauer-Sebottendorff fundou uma lodge mística em Constantinopla. Um ano depois, ele foi adotado pelo barão Heinrich von Sebottendorff, e assim tornou-se ele mesmo um barão. Ele retornou à Alemanha em 1913 e se casou com a filha de um próspero homem de negócios em Berlim. Três anos depois, ele assumiu a liderança da Sociedade Thule em Munique.

As mulheres eram mal representadas na Sociedade Thule, sendo os níveis mais elevados de iniciação reservados exclusivamente para os homens. Aqueles que desejam participar tinham que preencher um questionário e enviar uma fotografia, que eram examinados para a pureza da raça. A seguir, "declaração de sangue" também deveria ser apresentada: "O abaixo-assinado garante o melhor de seu conhecimento e consciência de que não há fluxo de sangue judeu ou de cor através de suas veias e que não há membros de sua família de raça negra entre seus antepassados." [7] Diferentemente da maioria dos outros grupos Ariosóficos, a Sociedade Thule não se contentou apenas em influenciar circunstâncias materiais através de visualizações e rituais de magia: o grupo também era politicamente ativo. Quando o rei da Baviera foi deposto e os comunistas tomaram o poder em novembro de 1918, o opulento ponto de encontro da Sociedade Thule, o luxuoso Hotel Four Seasons, tornou-se um centro de atividades contra-revolucionárias. [8] A Sociedade Thule também criou uma divisão de luta que tomou parte ativa no embate pelo poder durante a revolução em Munique. [9] Em abril de 1919, eles se alistaram como voluntários e foram contrabandeados de trem para participar do atentado contra o regime comunista de lá [10]. Após a derrubada do o governo comunista em maio 1919, a Sociedade Thule mudou suas atividades políticas no campo da propaganda. Em outubro de 1918, quando a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial era iminente, a Sociedade Thule estabeleceu um Sindicato dos Trabalhadores Políticos, do qual o DAP (Deutsche Arbeiter Partei, o Partido dos Trabalhadores Alemães) surgiu. Os membros individuais da Thule, em seguida, apareceram como oradores na DAP. Como descrito neste romance, Hitler se deparou com um partido pequeno, insignificante, durante uma palestra, em setembro de 1919. Logo depois, ele se tornou o quinquagésimo quinto membro do partido. Hitler deve ter rapidamente percebido o que estava por trás do DAP, pois ele prontamente exigiu um fim à influência da Sociedade Thule sobre o partido. Dois meses depois de Hitler se juntar, ele declarou sobre questões da ordem: "Excluam todas as formas de preceito [para o comitê do partido] de um governo superior ou de lateral, quer se trate de um grupo ou uma loja, de uma vez por todas". [11]

Isso pôs fim à influência da Sociedade Thule sobre o DAP. O thulista presidente do partido Karl Harrer renunciou. No entanto, alguns membros da Thule mantiveram estreito contato com Hitler após a separação da Sociedade Thule e o DAP, mais notavelmente o eventual vice-Führer, Rudolf Hess, e o subsequente editor-chefe do jornal nazista mais importante, o Völkischer Beobachter (Observador Nacionalista), Dietrich Eckart. Sabe-se que Eckart logo veio a ver Hitler como o tão esperado 'salvador'. [12] Rudolf Hess também parece ter sido hipnotizada por Hitler. A maioria dos Thules viam Hitler como o arauto, o profeta do que estava por vir. Alguns, como Rudolf Hess, podem tê-lo visto desde o início como sendo 'aquele'. Mas, certamente, havia também outras opiniões sobre Hitler na Sociedade Thule. É muito provável que o ex-presidente do DAP, Harrer, não foi o único a rejeitar a monopolização do partido por Hitler. Parece razoável supor que Hitler teria sido a causa de desentendimentos e divisões dentro da Sociedade Thule.

De qualquer forma, depois de Hitler se juntou ao DAP e a Sociedade Thule ficou em silêncio. Ele não estava envolvido em lutas de poder entre os diferentes grupos da direita radical e grupos dissidentes em Munique no início da década de 1920. Não está provado que Hitler nunca pôs os pés nas salas de reuniões da Sociedade Thule, no Hotel Four Seasons. Notas de Johannes Hering em reuniões da Sociedade Thule entre 1920 e 1923 mencionam a presença de vários líderes nazistas, mas nunca o próprio Hitler. [13] Hitler certamente sabia como usar seus contatos com membros influentes da Thule para sua vantagem. Seu patrocínio e apoio financeiro foi de importância decisiva durante o período inicial de sua ascensão. Dietrich Eckart colocou Hitler em contato com os afluentes moradores de Munique, o thulista simpatizante Wilhelm Frick, assessor do chefe da polícia de Munique.

Impulsionado pela propaganda implacável de Hitler, o DAP (que Hitler renomeou o NSDAP) rapidamente evoluiu para um movimento de massas. O movimento nacional-socialista não tinha nada em comum com as reuniões conspiratórias dos membros da Thule. A atmosfera digna do Four Seasons, com palestras sobre a primitiva idade teutônica e rituais mágicos de iniciação, conforme descritos por Guido von List estavam em contraste com as reuniões do partido em adegas de cerveja, onde a embriaguez, rouquidão e, muitas vezes brigas eram comuns. As implantações em massa da SA (Stormtroopers) também foram um mundo à parte da atmosfera rarefeita do hotel de luxo. Não é de surpreender que o número de membros da Thule que aderiram ao NSDAP foi relativamente baixa. No entanto, alguns dos que participaram do partido depois assumiram posições importantes. [14] Depois de 1926, não houve mais sinais de vida da Sociedade Thule, mas reapareceram com o triunfo dos nazistas em 1933. Sebottendorff, que tinha vivido no exterior desde 1919, ressurgiu em Munique, e publicou um livro intitulado Bevor Hitler kam (Antes de Hitler Subir). Ele também publicou uma revista, a Thule Bote (Thule Herald), e reuniões thulistas organizadas no Hotel Four Seasons voltaram a ocorrer. No entanto, o renascimento da Sociedade Thule foi de curta duração. Quando a segunda edição do livro de Sebottendorff estava prestes a aparecer em 1934, ele foi preso pelos nazistas. Seu destino foi selado quando ele alegou que Hitler devia seus sucessos iniciais à Sociedade Thule. Hitler, que nunca mencionou a Sociedade Thule em Mein Kampf ou em outro lugar, sabia que só poderia prejudicá-lo politicamente se surgisse boatos de uma ligação tão estreita existente entre uma sociedade obscura de espíritas e o início de seu movimento. Há relatos contraditórios do eventual destino de Sebottendorff. N. Goodrick-Clarke relata que Sebottendorff viajou pela Suíça para a Turquia, onde ele cometeu suicídio em 1945, após a derrota da Alemanha. Reginald H. Phelps cita a editora de Sebottendorff, HG Grassinger, que afirma que Sebottendorff foi morto pelos nazistas. A Sociedade Thule continuou a existir oficialmente até 1937 e, em seguida, calmamente foi dissolvida.

A Sociedade Thule foi significativa para o movimento nazista não só porque Hitler assumiu o controle do DAP a partir dela. Sebottendorff, o Grão-Mestre da Sociedade de Thule, foi também o proprietário da editora Eher, que Hitler comprou em 1920 e passou a produzir o jornal Völkischer Beobachter (Observador Nacionalista), que rapidamente se tornou a arma mais importante na propaganda nazista. [15] Além disso, as evidências sugerem que Hitler também se apropriou do emblema da Sociedade Thule, a suástica, bem como a forma de saudação "Sieg Heil" [16].

Hitler tomou o partido, os seus primeiros defensores, o jornal, os gestos e a suástica da Sociedade Thule e usou esses aspectos externos como uma "armadura" (nas palavras de Sebottendorff). O Grão-Mestre da fraternidade Thule não estava exagerando quando afirmou que foi essa "armadura" que ajudou Hitler a ganhar poder em um período de tempo que, de outra forma parecia anormalmente curto. As muitas ligações entre Hitler e a Sociedade Thule foram comprovadas indiscutivelmente pela pesquisa histórica. As atividades contra-revolucionárias dos membros da Thule durante o período revolucionário, em Munique foram examinadas e documentadas em detalhes. Por outro lado, o fundo oculto da sociedade secreta - os rituais e os ensinamentos esotéricos dos Ariosóficos - é pouco reconhecido em textos históricos e muitas vezes não é sequer mencionado. Há, no entanto, inúmeros livros não-científicos que lidam principalmente com o aspecto oculto da Sociedade Thule. Como a correlação entre a Sociedade Thule e os primórdios do movimento nazista não é contestada, o fato de que a Sociedade Thule era também um lodge oculto abre um reino de praticamente infinitas possíveis especulações. Alguns autores nazistas ocultistas "chegaram à conclusão de que as raízes do nacional-socialismo podem ser encontradas nas filosofias ocultas da Sociedade Thule. No entanto, isto não é estritamente exato. A medida em que certos aspectos da visão de mundo de Guido von List podem ter sido incorporados à ideologia nazista é discutido com mais detalhes no Apêndice 34, Guido von List.

A ciência histórica pode nunca ter abordado as teorias de autores ocultistas nazistas a sério, mas a enxurrada de publicações ocultismo nazista criou a sua própria realidade com o tempo. No mundo dessas teorias, o nacional-socialismo se torna um movimento controlado por poderes superiores. Alguns autores afirmam que Hitler foi usado pelos membros da Thule para seus propósitos. Mestres Ocultos da Sociedade Thule supostamente manipulavam Hitler usando telepatia. Outros autores afirmam que Hitler foi instruído em práticas mágicas pela Sociedade Thule. No entanto, não há a menor evidência do grupo de comando secreto que teria controlado Hitler, ou das tendências ocultas de Hitler. [17]

O que se pode dizer com grande certeza, com base em fato historicamente comprovado é que Hitler explorou os Thules e não vice-versa. Ele manteve o contato necessário enquanto era vantajoso para ele. Uma vez que para ele não era mais necessário a Sociedade de Thule, ele a ignorou e negou. No entanto, isso não significa que as noções místicas dos Thules não desempenharam um papel importante na ascensão de Hitler. Pelo contrário: o que seria de Hitler se ele não tivesse se deparado com essa sociedade? O que teria acontecido com seus delírios, se alguns membros deste grupo de pessoas influentes não lhes validasse? Este, por sua vez, só poderia acontecer porque as crenças espirituais dos Thules levou-os a esperar uma figura messiânica, um salvador, conhecido como 'der Starke von Oben "(literalmente: O forte de cima). O mito imediatamente formado em torno de Hitler que foi fundamental para sua ascensão meteórica ao poder tem sua origem nas crenças dos fiéis discípulos da Thule [18].

1
Karl H. von Wiegand, ‘Hitler Foresees His End’, Cosmopolitan, New York, April 1939, p.152 citação de: R. Binion, op. cit.

2
Veja: Appendix 34, Guido von List

3
Esta informação está contida em: N. Goodrick-Clarke, The Occult Roots of Nazism (As Raízes Ocultas do Nazismo), Nova York 1985, p.17ff. Veja também: D. Rose, op. cit., p.19ff

4
Veja também: P.G.J. Pulzer, Die Entstehung des politischen Antisemitismus in Deutschland und Österreich 1867–1914, Gütersloh, 1966. Pulzer descreveu Fritsch (1852– 1934) como o ‘most important anti-Semite before Hitler’ (mais importante anti-semita antes de Hitler). Handbuch der Judenfrage foi reeditado dezenas de vezes.

5
R. Sebottendorff, Bevor Hitler kam, Munique 1933, pp.53, 62. De acordo com Rudolf von Sebottendorff, a Sociedade Thule tinha 250 membros em Munique e 1.500 em toda Baviera em novembro de 1918.

6
N. Goodrick-Clarke, op. cit., p.135ff

7
R. Sebottendorff, op. cit., p.42

8
A Sociedade Thule também convidou outros grupos nacionalistas para reuniões conspiratórias no Four Seasons. Entre estes estavam incluídos a
Alldeutschen (All-Germans); Rohmeder’s Schulverein (School Association); e o Hammerbund (Hammer League). Veja também: R. Sebottendorff, op. cit., p.62

9
A Liga de Batalha da Thule tinha uma filial nos arredores de Munique, em Eching e mantinha contato com o governo da Baviera em Bamberg. Membros da Liga realizaram atos de sabotagem contra o Exército Vermelho, em Munique, e planejavam sequestrar o líder do Estado comunista, Kurt Eisner. Parece que houve também uma conexão entre a Sociedade Thule e assassino de Eisner, o conde Arco-Valley. Veja também: H. J. Kuron, Freikorps e Bund Oberland (Dissertation, Erlangen. n.d. [1960]), pp.16–19; R. Sebottendorff, op. cit., pp.106–13; D. Rose, op. cit., pp.39, 43; H. Gilbhart, op. cit., p.92.

10
Veja também: H. Gilbhart, op. cit.; D. Rose, op. cit.. Em 19 de abril de 1919, Sebottendortff foi autorizado pela Bamberg a criar um corpo de voluntários. Consequentemente, ele abriu um escritório de recrutamento no Hotel Deutscher Kaiser em Nuremberg (R. Sebottendorff, op. Cit., Pp.125-34). A história de Sebottendorff’s é confirmada por Franz Müller, membro da Thule de Nuremberg (‘Erfahrungen eines alten Vorkämpfers’, HA Koblenz No. 1249, Veja: R. Phelps, ‘Before Hitler Came’, Journal of Modern History, 1963, p.259.). O corpo de voluntários de Sebottendorff, ‘Oberland’, então tomou parte na conquista de Munique. Eles lutaram ao longo do Ruhr, em 1920, e contra a Polônia, em Oberschlesien em 1921. O sucessor, Bund Oberland, desempenhou um papel importante no golpe de Hitler em 1923.

11
Projeto de ordens permanentes para o DAP a partir de dezembro de 1919, BA Koblenz NS2627 citação de: A. Joachimsthaler, op. cit., Munich 2000, p.265.

12
Veja: Appendix 35, The Expected Saviour

13
Johannes Hering, 'Beiträge zur Geschichte der Thulegesellschaft', manuscrito de 21 de Junho de 1939, HA Koblenz, NS 26/865, citação de: N. Goodrick-Clarke, op. cit., p.201.

14
Veja: Appedix 41, Prominent Thule Members

15
Veja: Appendix 42, Völkischer Beobachter

16
Veja: Appendix 39, The Swastika. Veja também: F. Willing, op. cit., p.87: ‘A saudação “heil” apareceu gradualmente no Partido Nacional-Socialista de Munique, em 1920. Ela já estava em uso antes da I Guerra Mundial pelo movimento nacionalista austríaco, que tinha a adotado a partir das associações
nacionalistas do Altreich [antigo Império].’; H.Bühmann, ‘Der Hitlerkult’, in K. Heller, J. Plamper (eds.), Personenkulte im Stalinismus; Göttingen 2004, p.123: ‘A saudação “Heil” greeting evidently comes from the Turner [gymnast] movement, and was therefore part of traditional German usage.’

17
Veja: Appendix 17, Hitler and the Occult

18
Veja: Appendix 35, The Expected Saviour

Fonte: http://www.younghitler.com/thule_society.htm

0 Comentários: