Hospital Psiquiátrico Whittingham

Print Friendly and PDF


Whittingham é famosa pelo pioneirismo no uso de eletroencefalogramas (EEG) para medir a atividade elétrica dentro do cérebro através do couro cabeludo, são ferramentas de diagnóstico muito útil para uso em pacientes que sofrem de epilepsia.

Em 1948 o Hospital Ribchester foi incorporado a Whittingham. Na década de 1960, as condições do hospital chegaram a um nível mais baixo, quando veio à tona que os membros da equipe haviam cometido atos de abuso sistemático e crueldade, e perpetraram fraudes fraudes contra muitos dos pacientes. A polícia investigou as alegações e, eventualmente, um enfermeiro foi levado a julgamento e condenado pelo homicídio de um dos pacientes. Um inquérito se seguiu e como resultado o SNS reviu a sua política de saúde no que diz respeito aos pacientes psiquiátricos. Mas o estrago já estava feito e, apesar de tudo de bom que tinha sido alcançado há mais de cento e vinte anos, o Whittingham será para sempre lembrado com notoriedade devido às más ações de uns poucos membros desonestos do pessoal.

Durante a década de 1970 novas drogas e terapias foram progressivamente introduzidas e as atitudes em relação à atenção à saúde mental começaram a mudar radicalmente. Em seguida, na década de 1980 a Electro Convulsive Therapy (ECT) que tinha sido amplamente utilizada para o tratamento de depressão e ansiedade, foi exposta por aquilo que ela realmente era e rapidamente caiu em desuso. Este tratamento bárbaro envolve fortes sedativos e, em seguida, a aplicação de um choque de alta voltagem no cérebro do paciente, causando convulsões enormes - a sedação não tinha nenhum propósito clínico que não o de impedir que o paciente rasgasse músculos e quebrasse os ossos durante as poderosas convulsões físicas. Observou-se que o tratamento trouxe um período prolongado de libertação a partir dos sintomas que o paciente sofria antes da aplicação do choque no entanto suspeito pessoalmente que este tinha muito mais a ver com o período de tempo que o cérebro necessita para se recuperar depois de ser submetido a uma enorme pancada com direito a alta tensão entre os lobos frontais.

Muitas outras terapias e tratamentos foram usados em Whittingham incluindo hidroterapia, comas de insulina, cirurgia invasiva como a lobotomia (também conhecida como a leucotomia), e até mesmo a administração de LSD - como um paciente disse enquanto rememorando os besouros coloridos estranhos do tamanho de elefantes que tinha visto durante sua viagem: "Eu não era um hippie até depois que eles me deram LSD"!

Hidroterapia era um método popular de tratamento para a doença mental no início do século XX, e foi usado em muitas instituições. Pensavasse que a água podia ser um tratamento eficaz, porque poderia ser aquecida ou arrefecida a diferentes temperaturas, que, quando aplicadas sobre a pele, podem produzir várias reações ao longo do resto do corpo. Um dos principais benefícios de um tratamento de hidroterapia era a sua capacidade de ter um efeito rápido. A hidroterapia poderia ser feita com banhos, compressas ou sprays. Banhos quentes contínuos foram usados ​​para tratar pacientes que sofriam de insônia e aqueles considerados suicidas e propensos a atacar outras pessoas, o principal efeito era o de acalmar acabando com o comportamento agitado. Um paciente poderia esperar que um banho de tratamento contínuo durasse desde algumas horas a vários dias, ou por vezes durante toda a noite.

Banhos contínuos eram mais efetivos quando realizados em um quarto silencioso, com pouca luz e com aplicação de estimulação auditiva, permitindo assim que o paciente relaxasse e possivelmente até adormecesse. As temperaturas de banho variavam tipicamente entre 33°C a 36°C, de modo a não provocar ferimentos nos pacientes. Folhas mergulhadas em diferentes temperaturas eram envoltas em torno do paciente, durante várias horas, dependendo do caso. Pulverizadores funcionavam como chuveiros, ou com água morna ou fria. A água fria foi usada para tratar pacientes com diagnóstico de psicose maníaca-depressiva, e nos sinais de excitação anormal e aumento da atividade motora. A aplicação de água fria abrandava o fluxo sanguíneo para o cérebro, diminuindo a atividade física e mental. A temperatura de uma compressa fria variava entre 9°C e 21°C. Hoje em dia podemos considerar tal tratamento como beirando à tortura.


0 Comentários: