INFLUÊNCIA CULTURAL NAS REPRESENTAÇÕES DE ALIENS

Print Friendly and PDF


Considerando-se a cultura UFO atual, especialmente em relação aos aliens, depois de muita correria sobre vários encontros históricos de terceiro grau, tornou-se impossível não notar o quão fortemente os estrangeiros eram influenciados pela cultura popular contemporânea. Alguém se lembra que na maioria dos encontros com alienígenas ao longo dos anos 60, 70 e até meados dos anos 80, embora houvesse uma variedade de pequenos detalhes morfológicos, estes apareciam vestidos com estas ridículas roupas de ficção científica como que diretamente retiradas de Flesh Gordon?

Por quê? Por que é que estes estrangeiros mais antigos tinham que usar uniformes da era espacial enquanto nossos Greys modernos andam nus ou cobertos com avançados ternos bio-adaptáveis? Por que desistir dos uniformes antigos? Por que a representação de figuras cinzas com longos pescoços de repente alcançou um ápice nos anos 80 após Contatos Imediatos ir ao ar, mas eram relativamente raras, ou quase inexistentes antes?

Alguns justificam essas mudanças no vestuário afirmando que estas se relacionam com a forma como o público quer vê-los. Estes encontros realmente foram influenciados pela cultura contemporânea ou por crenças pessoais?


Existe um conto que descreve um cavalheiro vitoriano abatendo o visitante com seu bigode vigoroso. O visitante em questão é pequeno, frágil, com uma grande cabeça borbulhante e, naturalmente, uma capa. O olhar básico de um gray é muito simples e eficiente, transmite a aparência familiar de inteligência, além de parecer estranho e calculista. A cabeça grande e corpo frágil são indicadores claros de intelectual (e tecnologia) superior, enquanto que as características faciais pequenas, imutáveis e grandes olhos pretos indicam uma mente fria, insondável e longe das emoções humanas.

0 Comentários: