O OCULTISMO NA OBRA DE ELIPHAS LEVI ZAHED — POR GILSON RIBEIRO DA SILVA

Print Friendly and PDF


RESUMO
Este trabalho consiste em um esforço de síntese da obra do filósofo ocultista Eliphas Levi Zahed, no que concerne à sua teoria sobre os conhecimentos que regem secretamente a vida do homem e do universo. Para tal, foram pontuados os elementos mais significativos desse conhecimento, sendo eles: a Cabala, o Hermetismo e a Ciência dos Números.

"Só a razão dá direito à  liberdade. A liberdade e a razão, estes dois grandes e essenciais privilégios do homem, estão tão estreitamente unidos que não podemos abjurar um, sem renunciar ao exercício da outra. A liberdade quer triunfar da razão e a razão exige imperiosamente o reino da liberdade. A razão e a liberdade são, para o homem, mais que a vida. É belo morrer pela liberdade, é sublime ser mártir da razão, porque a razão e a liberdade são a própria essência da imortalidade da alma." — Eliphas Levi Zahed. O Grande Arcano. Cap. X.

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como quesito necessário para a obtenção do título de Mestre em Ciência da Literatura (Poética).

Orientador: Prof. Doutor Antônio José Jardim e Castro.

Clique aqui para fazer o download da obra completa.

0 Comentários: