SIMBOLOGIA — O PODER DOS SÍMBOLOS

Print Friendly and PDF


O símbolos são tão amplos e ao mesmo tempo tão simples, que mal percebemos o quanto estamos rodeados por eles. É errado pensar que o símbolo pode se resumir a uma imagem, ele pode ser uma pessoa, um objeto, uma frase e muito mais.

Se você quiser preservar uma ideia, crie um símbolo para ela, até hoje não sei se Hitler era ou não ocultista mas ele sabia disso, conseguiu representar toda uma ideia dele para um símbolo e por pior que seja sua ideologia, ela conseguiu sobreviver por muito tempo.

Dion Fortune em seu livro "A Cabala Mística" diz que podemos acessar as informações do símbolo meditando com sua imagem, assim poderemos acessar em parte toda informação que existe do símbolo no plano astral, o que é verdade e se a pessoa tiver alguma sensibilidade pode acessar a energia apenas voltando sua atenção para o símbolo.

Então eis um grande detalhe, saber acessar o símbolo, sabendo fazer isso podemos usá-lo para fins
magísticos, na minha opinião os símbolos estão importantes ferramentas na magia, por exemplo, se quer acessar uma energia de força e coragem, o símbolo de Marte ♂ pode ser útil.

Quando se estuda Kabbalah, podemos ver que de uma forma até os deuses simbolizam certas energias, o que explica alguns sincretismos por exemplo:
Thoth + Hermes + Mercúrio = ☿.

O símbolo não é importante apenas nesse sentido, um enorme número de informação do ocultismo está contida em forma de símbolos, sejam eles simples ou detalhadas ilustrações, assim o que poderia ser escrito em dezenas de folhas se resume a apenas uma ilustração sem o risco de que pessoas de fora tivessem acesso as informações restritas, além é claro da segurança em épocas como a inquisição.

O Tarot é um excelente exemplo, basicamente um livro iniciático, quando se não conhece nada de simbologia vemos apenas desenhos estranhos, depois que começamos a aprofundar nosso conhecimento, vemos que todas as figuras tem um significado imenso, quem conhece bem o tarot consegue escrever quase um livro sobre cada arcano.

Bom então acaba aqui nosso breve artigo, e se você se perguntou o porque da máscara do Guy Fawkes no início do post, é simples, é que ela é o exemplo mais atual do poder de um Símbolo!

FONTE: Tudo Sobre Magia e Ocultismo: O Poder do Símbolo

0 Comentários: