O HOMEM QUE RI [1928]

Print Friendly and PDF


“O Homem Que Ri” é um filme deslumbrante, dirigido pelo cineasta expressionista alemão Paul Leni, em 1928, e estrelado por Conrad Veidt. O roteiro é uma adaptação do romance de Victor Hugo com o mesmo nome e o filme é um melodrama romântico, semelhante a filmes como “O Corcunda de Notre Dame” (1923).

A caracterização de Veidt para o filme foi algo marcante para a época, a maquiagem neste filme é incrível e o sorriso ricto de Veidt é realmente desconcertante — seu personagem, Gwynplaine, possuía uma desfiguração no rosto que lhe dava um eterno semblante sorridente.

Não é preciso muito para adivinhar que o personagem de Veidt foi uma das inspirações para O Coringa.

Sinopse:
Ambientado na Inglaterra no ano de 1690, “O Homem Que Ri” mostra a história de Gwynplaine, o filho de um nobre Inglês que teria traído o Rei James II (Samuel de Grasse). O monarca sentenciou o pai de Gwynplaine à execução na Dama de ferro e a solicitou que um cirurgião, Dr. Hardquannone (George Siegmann), desfigurasse o rosto do menino, o condenando a "rir" para sempre.

Gwynplaine é visto vagando por uma tempestade de neve e conhece uma menina cega abandonada, Dea (Mary Philbin). As duas crianças são eventualmente acolhidas por um homem chamado Ursus (Cesare Gravina). Os anos passam e Gwynplaine se apaixona por Dea, mas se recusa a casar com ela porque se sente indigno devido sua desfiguração. Os três ganham a vida através de peças que destacam o fascínio do público com a desfiguração do Gwynplaine.


REFILMAGEM:

0 Comentários: