PROPRIEDADES E USOS DA VALERIANA AMERICANA

Print Friendly and PDF


Valeriana Americana
Típica da Europa, a valeriana é uma planta herbácea de caule grosso e oco que chega a atingir 2 metros de altura. As folhas, curatamente pecioladas, dividem-se em segmentos dentados profundos. As flores, dispostas em cachos em forma de guarda-chuva no topo da planta, são brancas ou rosadas. Toda a planta exala um odor desagradável intenso, que exerce curioso efeito sobre os gatos: atraídos por seu cheiro, os animais gostam de se roçar nos arbustos de valeriana. As propriedades medicinais dessa planta foram descritas pela primeira vez no século IX.

Considerada um "remédio universal" na Idade Média, a ela foi atribuída, em 1592, por Fábio Colonna, a cura da epilepsia. Graças a seus componentes (óleo essencial, ácido valeriânico e alcalóides), a planta tem propriedades sedativas contra desequilíbrios nervosos e depressões. É também antiespasmódica, moderadora do apetite, desobstrutiva das vias respiratórias e cicatrizante. Os tratamentos para diminuir o apetite não devem se prolongar por mais de oito dias consecutivos, pois os princípios ativos da planta produzem efeitos colaterais que afetam o sistema nervoso. Utiliza-se apenas as raízes da planta, frescas ou secas. Como se cultiva pouco a valeriana no Brasil, é mais fácil encontrá-la importada sob a forma de pó, óleo essencial ou em remédios.

Existem diversas espécies de valeriana com propriedades semelhantes. Os índios mexicanos, por exemplo, ingeriam a valeriana americana para suportar a fadiga e a privação de alimentos. As raízes e o rizoma são retirados no final do outono ou durante o inverno, são secos à sombra e conservados em sacos de papel ou pano.

Moderador de apetite
Ponha 1 colher (sopa) de raiz em 1 xícara (chá) de água fria e ferva em fogo brando por 10 min. Coe e beba 15 min antes das refeições.

Tratamento da depressão nervosa
Deixe macerar 25 g de raiz em 1 litro de vinho branco por 8 dias. Coe e tome 1 cálice 3 vezes ao dia.

Banho relaxante
Ferva 100 g de raiz em 2 litros de água por 20 min. Amorne e coe. Ponha na água da banheira.

Cólicas
Coloque 1 colher (sopa) de raiz em 1 xícara (chá) de água fria e ferva por 5 min. Coe, acrescente mel e beba aos goles durante o dia.

Facilitar o sono
Ponha 1 colher (sopa) de raiz em 1/4 de litro de água fria e ferva em fogo branco por 15 min. Coe, adoce com mel e tome à noite. Esse chá tem ação sedativa e relaxante.

Distúrbios da menopausa
Coloque 1 colher (sopa) de raiz em pó em 1 xícara (café) de água bem quente. Cubra e coe depois de 15 min. Tome 3 xícaras (café) ao dia. É aconselhável consultar o médico antes de começar esse tratamento.

0 Comentários: