The Occult Experience (1985): Um exame do ocultismo praticado nas diferentes partes do mundo

Print Friendly and PDF


Diretor: Frank Heimans
Co-produtor, pesquisador: Nevill Drury
Narrador: Paul Ricketts

Visão geral do elenco:
Michael Aquino
Z. Budapest
Janet Farrow
Selene Fox
H.R. Giger
Michael Harner
Anton LaVey (arquivo de metragem)
Rosaleen Norton
Alex Sanders

Este é um documentário australiano sobre várias formas de paganismo. Mostrando grupos como a Church of Satan (Igreja de Satã) de San Fransisco e o Templo de Set. A "Igreja" foi iniciada por Anton LaVey que vendeu suas crenças Nietzsche Lite como uma forma de auto-adoração. As cenas com LaVey são do documentário, de 1968, 'Satanis'. Já o fundador do Templo de Set, Michael Aquino, e sua esposa Lilith Sinclair foram entrevistados. Aquino mostra um autêntico punhal nazista que ele possui e explica que nacionais-socialistas, como Himmler, também tiveram um profundo interesse pelo ocultismo. Aquino é um ex-Boina Verde que rompeu com a Igreja de Satã, para iniciar o seu próprio grupo. O nome do tenente-coronel Aquino foi divulgado nos meios de comunicação durante a década de 1980 por abusos em "rituais satânicos assustadores". Ele foi acusado de molestação na creche do Presidio do Exército e, posteriormente, em vários livros, como 'THE NEW SATANISTS' e 'PAINTED BLACK'. Todos os casos envolvendo Aquino ou foram resolvidas ou descartados no tribunal.

Em seguida, passamos para o meio-oeste americano com Selena Fox, que criou um lugar em meio à natureza para o paganismo chamado "Circle Sanctuary". A linguagem usada por Fox é de uma sonoridade mais New Age ("consciência de amor", " Jesus era um bruxo", etc.) Seu grupo é mostrado fazendo um encantamento.

A partir daqui vamos para o Sr. Alex Sanders, o "Rei dos Bruxos". Sua reputação "lendária" é mencionada, mas nós realmente não sabemos porque ele é tão significativo. Ele convoca um espírito asteca, vestindo uma máscara e fazendo uma dança de cueca. Ele também diz que a sua avó deu-lhe graus em sexo ritual.
Há um segmento com cristãos realizando exorcismos. Isto é para mostrar que algumas religiões tradicionais têm práticas que se assemelham às das religiões pagãs.

Também é abrangido o "Goddess Movement" onde uma mulher chamada "Z. Budapest" pratica o que ela chama de "Wicca Diânica". É teorizado neste vídeo que a popularidade das Religiões da Deusa se deve ao movimento feminista e ao desejo das mulheres serem uma deusa. Isto é semelhante ao que Lilith Sinclair diz sobre sua religião satânica anteriormente na gravação.

Para os amantes da arte, há segmentos com dois artistas de diferentes períodos de tempo. A artista australiana Rosaleen Norton adoradora de Pan e criticada por isso. Alguns de seus quadros são mostrados. E o artista suíço H.R. Giger (famoso por projetar criaturas aliens em filmes) permite-nos entrar em seu estúdio. Contudo ele não menciona como o paganismo ou o satanismo se relacionam com suas pinturas.

Neste documentário está faltando referências a dois indivíduos que tinham muito a ver com o renovado interesse pelo ocultismo: a teósofa H.P. Blavatsky e Aleister Crowley. A influência destes dois não só estender aos grupos ocultistas mencionadas neste vídeo, mas também para o chamado movimento "New Age".
Em qualquer caso, é útil na identificação de alguns as diferentes pessoas envolvidas e as razões do apelo ocultista para eles.


IIMAGEM: DARK SPIRITS: THE MAGICAL ART DE ROSALEEN NORTON  E AUSTIN OSMAN SPARE.

0 Comentários: