MULHERES EMPODERADAS NA UCRÂNIA

Print Friendly and PDF


image

Na Ucrânia, um país onde as mulheres são vítimas de tráfico sexual e opressão de gênero, um novo grupo de mulheres empoderadas está surgindo. Auto denominadas "Asgarda" (fazendo referência à Asgard, a morada dos deuses nórdicos), essas mulheres buscam total autonomia em relação aos homens.

Em um acampamento de verão para 150 mulheres de idades variadas - as mais novas têm 14 anos - elas revivem tradições tribais das Amazonas. Como em um clube de luta, as Asgardas praticam artes maciais, ensinadas peloxmestre de karatê soviético Volodymyr Stepanovytch e treinam com armas medievais.

Elas desenvolvem competências para a vida em um projeto educacional (social, cultural e marcial) para mulheres. Elas aprendem sobre arte popular, saúde, esporte e ciências.

Segundo a idealizadora do projeto, Tarnouska, a ideia surgiu por desejar a autonomia das mulheres ucranianas.

"Eu queria que as garotas ganhassem confiança para serem elas mesmas, e não apenas esposas silenciosas que trabalham em casa abrindo mão de seus próprios sonhos - como muitas de nossas mães e avós fizeram sob domínio dos soviéticos", ela explica.

FONTE: Gato Anarquista

0 Comentários: