Paradigmal Pirate — Seção I

Print Friendly and PDF


image
Trabalho Preliminar

EXERCÍCIO 1: TRANSE MEDITATIVO

      Se você tem tempo para realizar uma meditação diária é recomendado que não interrompa o trabalho do Liber MMM durante a execução dos exercícios do Liber LLL. O trabalho de transe meditativo é muito útil para focar e auxiliar o mago a manter-se no auge forma. No entanto, é demorado e alguns praticantes podem não dispor de uma hora por dia, para meditar, além do tempo reservado para outras práticas mágickas. Em vez disso, recomendo que o Neófito, ocasionalmente, medite a fim de atingir o "ritmo", por assim dizer, sem exageros e risco de esgotar-se completamente.

      Para permanecer no nível de proficiência adquirido durante a prática do Liber MMM é necessário somente meditar dois ou três dias consecutivos por semana. Sua vantagem é mantida sem uma indevida quantidade de estresse ou pressão (o que seria, em última análise, contraproducente). Aqueles com trabalho pesado ou encargos administrativos, no entanto, devem abster-se deste nível de comprometimento. O Neófito deve lembrar que é melhor estabelecer metas razoáveis e alcançá-las do que fixar objetivos elevados e falhar. Há muita verdade no ditado "lento e constante vence-se a corrida” — não se tira proveito do esgotamento pessoal.

SEÇÃO 1

SONHOS LÚCIDOS

(Baseado em trabalhos de Stephen LaBerge, Ph.D. e Explorando o Mundo dos Sonhos Lúcidos de Howard Rheingold)

      O processo de dominar a arte dos sonhos lúcidos é realizado em várias etapas. E não é tão fácil como poderia supor-se. No entanto, manter um diário de sonhos é, costumeiramente, uma boa maneira de começar, bem como a re-leitura ou re-visualização de seus sonhos, a fim de ser capaz de intencionalmente tornar-se ciente do seu mundo onírico. Ele (o diário) frequentemente provará ser um método precursor de eventuais tomadas cônscias do controle de seus sonhos e muito utilizado para finalidades mágickas. Há muitas maneiras que podem ser empregadas por um longo período de tempo, e o Neófito irá explorar e dominar estas técnicas.

      Esta seção do Liber LLL é única porque você pode praticá-la concorrentemente com outra seção. Depois de tudo, todo o trabalho também ocorrerá enquanto você está dormindo ou imediatamente antes de ir dormir ou imediatamente depois de acordar. No entanto, isto envolve uma mudança de hábitos observacionais normais, e isto também tem benefício quando se trata de ser um mago na realidade consensual.

EXERCÍCIO UM: EXERCÍCIO OBSERVACIONAL

      O primeiro exercício para dominar a arte do sonho lúcido é realmente estar totalmente consciente de seu estado de vigília. Realize este exercício no primeiro dia de seu programa de sonhos lúcidos e, em seguida, vá para o exercício dois. A completa e total consciência de todos estímulos (de vigília) externos é crucial para aumentar a probabilidade de realização quando um estado onírico ocorrer, deste modo, aumentando a probabilidade de tornar-se lúcido.

      Perceba: Preste especial atenção a todos os objetos, formas e movimentos que ocorrem ao seu redor.

      Ouça: Conscientize-se da miríade de sons que atacam sua audição durante um dia normal.

      Sinta: Passe suas mãos sobre várias superfícies, de viscoso a macio, de escorregadio a áspero, de frio a quente.

      Prove: Concentre-se em uma grande variedade de substâncias ou na memória de saboreá-las.

      Cheire: inale o cheiro de seu corpo, quarto, incensos, perfumes, animais de estimação, outras pessoas, de sua respiração.

      Respiração: volte sua atenção para sua respiração e observe seu ritmo, sem tentar controlá-la.

      Sentimentos: Resumidamente induza sentimentos de ódio, amor, medo, alegria, tristeza, luxúria.

      Pensamentos: Reflita sobre seus pensamentos — No que você está pensando agora? No que você estava pensando durante este exercício? Que pensamentos aleatórios surgiram?

      Ego: Torne-se ciente de que seu senso de mundo sempre inclui você, o observador. Perceba que nós mudamos eventos simplesmente através da observação. Tenha em mente que não existe separação entre você e sua experiência subjetiva. Seja ciente de ser consciente.

      Consciência: Finalmente, esteja ciente de estar consciente de sua consciência.

EXERCÍCIO DOIS: CATALOGANDO SEUS SONHOS (LOCALIZANDO SINAIS ONÍRICOS)

      Mantenha um diário de sonhos (se não já tiver um). Depois de ter anotado doze sonhos, comece a analisá-los para categorizar os sinais oníricos. Sinais oníricos são momentos perceptíveis nos sonhos que denunciam o fato estarmos sonhando. Eles podem variar de pensamentos inusitados a objetos estranhos ou non sequiturs extremos. Alguns exemplos de sinais a serem notados:

⇨ 1. Eu pensei que não queria que o carro batesse e ele, de repente, desviou voltando para a estrada.

⇨ 2. Quando encontrei a porta fechada, desejei e ela se abriu.

⇨ 3. Posso ver perfeitamente sem meus óculos ou lentes de contato.

⇨ 4. Os meus colegas de trabalho atiraram tomates em mim.

⇨ 5. O cabeleireiro baleou um dos clientes.

⇨ 6. Minha esposa estava cozinhando cães.

⇨ 7. O atum iluminou-se na geladeira.

⇨ 8. Sonhar ser do sexo oposto.

⇨ 9. Sonhar ser alguém famoso.

⇨ 10. Alguém / Alguma coisa se transformando na sua frente.

⇨ 11. Um gigante caminhando.

⇨ 12. Todos com cabelo azul.

⇨ 13. Eu me perdi porque as ruas da minha cidade estavam diferentes.

⇨ 14. Há edifícios desaparecidos no horizonte do centro da cidade.

⇨ 15. Eu vi um minúsculo gatinho roxo.

      Esta é apenas uma pequena lista de potenciais sinais oníricos. Você pode notar, também, radicais mudanças de localização (estar em outra cidade / país) ou ser uma pessoa completamente diferente (como James Bond). Estes sinais podem ser tão simples como seu animal de estimação estar com uma cor diferente, ou tão complexo como você ser um mineiro em Marte.

      Enquanto continua anotando seus sonhos, você também deve iniciar uma lista de sinais oníricos. Sublinhe-os em seu "diário" e, em seguida, liste-os no final da página onde o sonho foi anotado. Observe quaisquer possíveis padrões que ocorram em seus sinais oníricos. Note os que ocorrem mais. Você pode, por exemplo, frequentemente encontrar-se em um país diferente ou de volta à escola. Ou, amiúde, ver alguém fazendo algo fora do comum.

      Depois de escolher um cenário ou tipo de sinal onírico que ocorre com maior frequência, busque equivalentes normais a ele em suas horas de vigília. Note como alguém/algo normalmente age na vida real durante o dia. Esta observação irá melhor prepará-lo para tornar-se lúcido em seus sonhos.

      Uma vez que você possua seus sinais oníricos para desencadear lucidez em sonhos, você irá usar as técnicas seguintes para induzir um estado de lucidez. Este estado pode ser alcançado sem sinais oníricos, mas estes atuam como um perfeito catalisador para repentina lucidez dentro de sonhos.

EXERCÍCIO TRÊS: TÉCNICA BÁSICA

⇨ 1) Antes de deitar, programe-se para acordar após cada ciclo de sono e recordar todos os sonhos que tiver. Se isto é um pouco abrupto para você, programe-se para acordar após o primeiro período de sono depois do amanhecer (geralmente, imediatamente antes do último ciclo de sono).

⇨ 2) Quando você despertar de qualquer período de sono, não permita-se voltar a dormir sem antes anotar o máximo possível de detalhes dos sonhos que tiver.

⇨ 3) Enquanto retorna ao sono após cada ciclo, você deve concentrar-se em sua intenção de recordar-se que está sonhando. Repita silenciosamente "Logo eu estarei sonhando. Eu saberei que estou sonhando.", como um mantra enquanto você cai no sono.

⇨ 4) Aja com se já tivesse conseguido. Enquanto está caindo no sono e repetindo o mantra, pense sobre o último sonho que teve, recordando os sinais oníricos e imagine-se tornando-se lúcido naquele sonho. Experimente a sensação de estar lúcido e faça algo fantástico/incomum.

⇨ 5) Permita-se voltar a dormir.

⇨ 6) Durante o próximo período de sono será grande a probabilidade de que você tenha um sonho lúcido após efetuar a técnica descrita no quarto passo.

EXERCÍCIO QUATRO: TÉCNICA AVANÇADA

⇨ 1) Enquanto está deitado, relaxe completamente livrando-se de toda tensão muscular em seu corpo. Aprofunde e prolongue sua respiração. Deixe de lado todos seus pensamentos, ansiedade e preocupações. Torne-se completamente plácido e sereno, sem estresse e perturbações.

⇨ 2) Gradualmente você notará que imagens começam a surgir. Inicialmente serão formas bem simples, contudo evoluirão para formas mais complexas à medida que o tempo passe. Tente observar estas formas da maneira mais passiva possível. Não tente capturar ou conservar estas imagens. Basta deixá-las flutuando em sua mente.

⇨ 3) Quando, eventualmente, as imagens evoluírem para cenas completas, você pode induzir o sonho lúcido realizando qualquer ação que deseje. O truque nesta técnica é lembrar-se de que está sonhando. Você deve manter um equilíbrio entre a lucidez e o mundo onírico. Demasiado controle e o sonho entra em colapso. Pouco controle e você simplesmente cai em um sono profundo.

      Uma vez que tenha alcançado um estado de sonho lúcido, há três tipos de atividade mágickas que você pode escolher desenvolver:

⇨ 1. Você pode optar por executar encantamentos com sigilos pré-criados.

⇨ 2. Ou optar por estender sua percepção, indo para um local além de sua consciência normal para obter respostas sobre várias questões.

⇨ 3. Por fim, você pode tentar toda sorte de trabalhos astrais — efetuando alterações noutros locais sem estar fisicamente neles.

      Em qualquer uma das técnicas descritas acima o mais importante é realizar antes, em sua mente, tudo o que você planejou e, cuidadosamente, anotar o que fez enquanto sonhava, mantendo escrupuloso controle sobre seus sucessos e falhas. Uma vez que você esteja em estado de sonho lúcido, o potencial mágicko é tão grande quanto a sua imaginação; estando no mesmo você encontra-se em um estado de gnosis temporária. Você terá contornado seus bloqueios psicológicos e será capaz de realizar atos tão fantásticos quanto possa imaginar. A magia(k) executada enquanto encontra-se em sonho lúcido atende a vários aspectos da equação mágicka, toda a resistência consciente a fazer magia(k) é anulada. Os fatores remanescentes são resistências subconscientes e um elo mágicko eficaz para o objetivo de seu trabalho.

0 Comentários: