"Book of Ugly Esctacy" de Austin Osman Spare

Print Friendly and PDF


INTRODUÇÃO:

      Este desenho é o primeiro da série pertencente ao livro "Book of Ugly Esctacy" ("Livro do Feio Êxtase" é uma possível tradução) que Spare criou em 1924, deve-se notar que a deformação da palavra inglesa "Ecstasy" não é acidental, e sim deliberada. Nesta série de desenhos é a primeira, porém não a última, vez que Spare usa o conceito de 'Feio Êxtase', que logo se tornou central dentro de sua ideia de Gnosis Sexual. Várias vezes se há comparado esta ideia de Austin Osman Spare com a própria fixação de Aleister Crowley em buscar encontros sexuais com pessoas com extremidades amputadas, anões e pessoas com deformidades físicas, fixação baseada na ideia de que o desejo sexual deve libertar-se de características superficiais. Inclusive há grandes similitudes nos sistemas de magia sexual de Crowley e AOS. Crowley escreveu sobre crianças/filhos mágickas(os), nascidas(os) no astral a partir do despertar sexual energizado a partir de fluídos sexuais que foram sacramentados. Aqui, Spare, parece haver as(os) desenhado.

      Todos os desenhos foram feitos em papel A3 (29,7 cm x 42 cm). Deve-se notar que as imagens digitais estão longes de fazer justiça aos desenhos originais, somente servem para dar uma noção acerca de como são os desenhos reais.

DESCRIÇÃO DO DESENHO:

      Um Sátiro com chifres, com um peito masculino e outro feminino, acaricia seus testículos dilatados. Escorre líquido de seu nariz. Se encontra sentado sobre uma protuberância na terra que possui uma cabeça também com chifres e um imenso nariz de onde escorre um grande fluxo. Sobre os ombros do Sátiro, se senta uma mulher hirsuta, seu braço se extende atrás de sua cabeça, fazendo uma postura típica da arte de Spare (que possivelmente significa que alcançou outra realidade desde a Postura da Morte) enquanto retrata distintos planos de realidade. O nariz que escorre é possivelmente um Glifo que representa a ejaculação, crianças astrais nascidas do sêmen que alcança a Deusa (ou A Mulher Universal ou Kia).

image

DESCRIÇÃO

      Outra vez, igual ao Desenho Número 1, a mulher tem um braço extendido atrás de sua cabeça, enquanto que o outro, neste desenho, cai para baixo transformando-se em uma asa, que também é um gesto comum dentro da obra pictórica de Spare. Suas pernas são a cauda de um peixe. Este desenho lembra um aforismo que AOS fez em Anathema of Zos, que também foi escrito em 1924, igualmente nesta série de desenhos: "Todas as coisas nascem do desejo, os pés ao peixe, as asas ao réptil, assim como tua alma surgiu". Um Glifo de transformação e potência, quiçá nascido do desejo da figura masculina que está junto a ela, com cascos, cauda de primata e um pênis em forma de cabeça de pássaro.

image


DESCRIÇÃO:

      Um homem (à esquerda do desenho), outra vez com um braço extendido atrás de sua cabeça, sobre seus quadris se senta uma mulher, ambos com uma expressão de êxtase em seus rostos. Da genitália do homem surge uma cabeça e uma mão. Este terceiro ser tem um grande nariz ereto, quiçá representando um pênis. Sua mão descarta um tipo de energia: a criação de uma criança mágicka (ou um velho homem).

image

DESCRIÇÃO:

      Uma criatura hirsuta com múltiplos rostos e numerosos seios, com uma larga cauda e folhas de árvores como mãos que se assemelham a asas. Asas ainda mais largas nascem da base de seu quadril, criando a forma de uma cruz invertida. Entre suas pernas se encontra um dragão que tem um chifre fálico em sua testa. A energia sexual personificada.

image

DESCRIÇÃO:

      Uma figura feminina com uma cauda de primata enroscada, pernas abertas e a cabeça de um pássaro em seus joelhos. Outras duas figuras (que dela se desprendem, uma de seu pé, a outra de suas asas) a rodeiam, a de sua esquerda tem um falo em sua testa como um chifre, seu vômito parece sugerir uma ejaculação, dentro do vômito é possível ver a forma de um sapo.
image

DESCRIÇÃO:

      Uma hirsuta figura masculina, que carece de genitais, libera de sua mão um redemoinho ectoplasmático que embora amorfo sugere distintas formas. A sublimação da energia sexual que é tranformada em uma força criativa que atua em outro plano.

image

DESCRIÇÃO:

      Uma figura com três faces, três seios, longas pernas e um falo em forma de espiral; com um braço à frente e o outro para trás, parada em frente a um anão com braços em forma de pequenas asas que possui outro par de asas maiores que nascem em suas costas. Redemoinhos energéticos são criados entre eles. As polaridades sexuais personificadas com um potencial de tranformação que origina uma nova vida.

image

DESCRIÇÃO:

      Um demônio ancião com chifres fálicos, cauda, asas,seios femininos e um nariz que ejacula, lambe os seios de uma anciã, que surpreendentemente não apresenta nenhuma característica demasiadamente estranha.

image

DESCRIÇÃO:

      Adão e Eva. ambos velhos e carecas. Adão com uma deformada perna inchada. Eva, uma anã de pernas dobradas. Ambos observam resignados a serpente de boca aberta. Um estranho comentário acerca da condição humana?

image

Fonte: Kiaosfera

0 Comentários: