Rougarou

Print Friendly and PDF



O Rougarou (também  chamado Roux-Ga-Roux, Rugaroo, ou Rugaru), é uma criatura lendária de comunidades colonizadas por franceses ligadas as noções europeias do lobisomem.

Versões

As histórias da criatura conhecida como rougarou são tão diversas quanto a grafia de seu nome, embora estejam sempre ligados a culturas francófonas através de uma crença comum derivada no Loup-garou (pronúncia francesa: [lu ɡaʁu], / lu ː ɡəru ː / ). Loup é francês para  lobo, e garou (de francos Garulf, cognato com o lobisomem Inglês) é um homem que se transforma em um animal.

Folclore de Lousiana

Rougarou representa uma variante pronúncia e grafia do original francês loup-garou. De acordo com Barry Jean Ancelet, um especialista acadêmico em folclore Cajun e professor da Universidade da Louisiana em Lafayette, o conto do rougarou é uma lenda comum em Louisiana. Ambas as palavras são usadas como sinônimos no sul da Louisiana. Algumas pessoas chamam o monstro rougarou; outros se referem a ele como o garou Loup.
A lenda do Rougarou se espalhou por muitas gerações, quer directamente a partir de colonos franceses na Louisiana (Nova França) ou através de imigrantes franceses-canadenses séculos  atrás.
No lendas Cajun, a criatura ronda os pântanos de Acadiana e New Orleans e, possivelmente, os campos ou florestas dessas regiões. O rougarou normalmente é descrito como uma criatura com corpo humano e cabeça de um lobo ou cão, semelhante à lenda do lobisomem.
Muitas vezes, a narração de histórias tem sido usada para inspirar medo e obediência. Um exemplo é as histórias que são contadas pelos mais velhos para persuadir as crianças a se comportarem. De acordo com uma outra variação, a besta caça e mata os católicos que não seguem as regras da Quaresma. Isto coincide com a versão dos católicos franceses, segundo a qual o método para se transformar em um lobisomem é quebrar Quaresma sete anos seguidos.
Uma lenda comum diz que o rougarou está sob o feitiço de 101 dias. Após esse tempo, a maldição é transferida de pessoa para pessoa, quando o rougarou bebe o sangue de outro ser humano. Durante esse dia a criatura retorna à forma humana. Embora aparente estar doente,sempre evita contar aos outros sobre a sua situação por medo de ser morto.
Outras histórias vão do rougarou como um cavaleiro sem cabeça para o rougarou sendo fruto de bruxaria. Na última afirmação, apenas uma bruxa pode se trnasformar em um rougarou ou amaldiçoar outras pessoas com licantropia.

Na cultura popular
A versão em Inglês da criatura foi usada recentemente na TV série Supernatural. Na série, ele foi apresentado para um episódio (4,04, "Metamorphosis") era uma criatura semelhante à humana, mas possuía habilidades sobre-humanas e um gosto por carne humana que não podia ser satisfeito. Também foi mencionado no final da quinta temporada (5,22, "Swan Song") na conclusão, e na cena de abertura de um episódio da sexta temporada (6,10, "Caged Heat").

Uma versão desta criatura foi observado no livro Fool Moon da série Dresden files que descreve o Loup-garou como um dos três tipos de lobisomens, muito semelhante ao tipo descrito acima.

O jardim zoológico de Audubon, em Nova Orleans tem uma exposição sobre o Rougarou e apresenta um manequim em tamanho real de como seria o Rougarou.

Rougarou é também o título de um jornal online literária publicada fora da Universidade da Louisiana em Lafayette.

A criatura é destaque em um episódio de Justiça Cajun, um programa de televisão AE. O proprietário de um acampamento alertou as autoridades e gravou em um vídeo  o que ele suspeitava ser uma Rougarou no mato atrás de seu acampamento.

Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS

Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui


 

0 Comentários: