
Já no caso da evolução, apenas a ilusão do projeto tem que ser quebrada. Já pensou nisto: é apenas questão de se ter consciência de uma ilusão. O que você chama de absurdo na evolução é apenas "o fato da realidade ser mais inacreditável do que a ilusão cativante do grande projetista inteligente".
Pense nisto: não se deixa de ver poças d'água no asfalto quente só porque você convenceu a sua mente de que aquilo é apenas um efeito da refração da luz (devido à diferença de temperatura do ar perto do asfalto em relação ao que está mais acima). A ilusão não some só porque você sabe que não existe nenhuma água na superfície do asfalto. Com a ilusão de projeto é a mesma coisa e, infelizmente, Darwin não é milagroso.
Conhecer a teoria da evolução não vai te acalmar, pois a ilusão de projeto vai te confundir quando você estiver sedento por explicações reconfortantes. Olhe agora para as suas mãos e verá.
Você olha para a sua mão e vê tendões, músculos e ossos. É difícil acreditar que não existe projeto? Mas alguns conseguem visualizar a evolução da mesma forma que conseguem imaginar os raios de luz sendo refratado nas camadas de ar e, melhor ainda, diferentemente da luz propagando entre as moléculas, eles conhecem profundamente o mecanismo envolvido. Não é questão de fé, é apenas questão de conhecimento.
Não consigo ver as mãos humanas e as dos macacos e acreditar que alguém possa descartar a possibilidade de evolução a partir de um mesmo ancestral sem que possua um argumento extremamente poderoso e uma teoria decente para contrapor. Se alguém tiver algo melhor que a evolução que apresente, desde que não seja uma teoria que implique em se criar um outro mistério mais profundo.
Para terminar um pensamento:
"A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidão indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma. A ele cabe escolher entre o Reino (transcendente das idéias, do conhecimento, da criação) e as trevas."
Fonte: http://cupimbarata.blogspot.com/