DIA DOS MORTOS NO HAITI

Print Friendly and PDF


Milhares de haitianos renovam sua fidelidade ao Voodoo para comemorar o dia dos espíritos mortos ou "Gede" e concentram-se em cemitérios de todo o país para honrar a memória daqueles que não pertencem mais a este mundo.

De madrugada, os haitianos fiéis começam a ir para os campos de café com "klerec" (álcool bebida local forte) e todos os tipos de alimentos para oferecer aos espíritos.
Em Pétion-Ville, um subúrbio da capital haitiana, ritos religiosos são centrados na cruz branca que coroa a entrada para a sua base de fiéis. São depositados alimentos e bebidas lançadas enquanto acendem-se velas e fazem-se suas canções herdadas de geração em geração por via oral.

"A cruz cristã representa para o voodoo a encruzilhada entre o mundo dos vivos e dos mortos, por isso para nós tem um duplo significado", disse Jean Augustine, que anualmente vai para a sua nomeação no cemitério de Pétion-Ville.

O Voodoo é a religião majoritária no Haiti, atualmente divide espaço com o cristianismo, representado pela Igreja Apostólica Romana e missões evangélicas, de forma pacífica, mas nem sempre é assim.

A Constituição haitiana de 1987 foi a primeira a reconhecer a religião vodu como maioritária no país e também o primeira a reconhecê-la como uma religião oficial junto com a Igreja Católica.

O Voodoo, embora nem sempre de forma visível, está presente em todas as áreas da vida do país e até mesmo as cores azul e vermelho da bandeira nacional representam Ogou, o espírito da guerra, do fogo e do cosmos.

"Muitos relacionam nossa religião com a magia negra ou uma forma de crença pagã. Isto é fruto do desconhecimento. O Voodoo é usado para ajudar as pessoas em muitos aspectos, como econômico, profissional ou amoroso", Jacques disse à Agência Efe Joselyn, morador de Port au Prince.
Na realidade, o vodu é um sistema de crenças e visão de mundo em que todos os povos e todas as coisas são sagradas e devem ser tratados como tal.

Embora influenciado por diferentes religiões (cristã, o Islã ou a Maçonaria), o vodu tem origem africana, principalmente de culturas como Dahomeyan, ioruba, ibo, Congo e de outros países africanos para a sua configuração complexa final.

Durante a comemoração do dia dos mortos, pelo meio da manhã começam a chegar ao cemitério de Pétion-Ville a primeira sacerdotisa vodu, ou Mambo ou grupo para o deleite dos presentes. Eles são os responsáveis ​​por receber em seus corpos aos espíritos dos mortos (quando chegam a um transe verdadeiro).
Antes do rito exige-se que as mulheres consagradas à religião vodu purifiquem seus corpos e limpem seus órgãos sexuais, com fluido extraído de uma garrafa cheia de ervas, antes de receber o espírito.
O consumo de álcool e danças com movimentos violentos, continua a caracterizar a comemoração no momento em que sacerdotisas de vodu oferecem seus corpos aos espíritos dos mortos.

Traduzido a partir de: http://gabvan.com/MI%20PAGINA%20WEB/PAGIAN9.html




0 Comentários: