IV FESTIVAL UFC DE CULTURA

Print Friendly and PDF



CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM: http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/


A América Latina se reúne na quarta edição do Festival UFC de Cultura, que oferece mais de 500 vagas em oficinas. Além de exposições artísticas, a programação do evento, que começou nessa segunda (17/10), conta com mostras de cinema, lançamentos de livros e atrações musicais.

Hoje, a Universidade Federal do Ceará iniciou uma série de atividades em mais uma edição do Festival UFC de Cultura. Com o tema "Camiños de Nuestra América", o evento segue até dia 21, com atrações artísticas, formações e oficinas, abrangendo diversos espaços da instituição.
No Museu de Artes da UFC, serão ministradas oficinas de quadrinhos, xilogravura, contação de histórias, dentre outras. No Bosque Moreira Campos, acontecem feiras de livros e a Mostra de Bandas Universitárias; e até o Restaurante Universitário recebe programação especial, servindo de espaço para workshops gastronômicos, apresentando a cozinha de outros países. As atividades totalizam mais de 500 vagas ofertadas.

Conceito:

Baseado no projeto identitário "Nuestra América", cunhado pelo pensador cubano José Martí, o IV Festival UFC de Cultura pretende pensar sobre a identidade latino-americana, possível de ser compreendida de forma homogênea, apesar das diversidades provenientes de culturas próprias.

A programação conta com importantes representantes de nossos vizinhos "hermanos": a exposição "Suite Latina", do artista argentino Marcos López, composta de fotografias e pinturas com clara referência a propagandas comerciais e símbolos do capitalismo mundial; e, na Casa Amarela, a Mostra de Cinema Peruano, trazendo, a cada dia, às telas cearenses, longas-metragens que dificilmente chegariam ao circuito das salas de cinema comerciais.
A presença estrangeira também permeia as oficinas de culinária que acontecem no Restaurante Universitário.
Hoje, Leo Gondim deu uma aula de cozinha créole, nome dado à gastronomia das ilhas da América Central, uma comida picante e rica em especiarias, composta sobretudo por frutos do mar.
No turno da tarde, Hermano Maia Filho chefiou a cozinha para ensinar pratos "calientes" da cozinha mexicana. E para os amantes da culinária, à noite, na Concha Acústica, ainda teve Feira de Gastronomia.

Shows:

As atrações musicais compõem também boa parte da programação. Durante a semana, além da Mostra de Bandas Universitárias, que acontece no Bosque Moreira Campos, no Centro de Humanidades I, Concha Acústica e Campos do Pici também se revezam como palcos de bandas nacionais e internacionais.
Hoje à noite, a festa começou a partir das 19h, na Concha Acústica, com o cantor cearense Marcos Lessa; o grupo brasileiro Tarancón, apresentando xaxado, zamponha, cumbia, rumbas e afoxés; e a principal atração da noite foi Marina de la Riva, filha de exilados cubanos, que vieram para o Brasil em 1964. Com Marina, o público vai conferiu uma mistura de sambas, marchinhas e baiões brasileiros com habaneras, congas e afoxés cubanos.
Estão no repertório da cantora releituras de "Aos Pés da Santa Cruz" (de Mariano Pinto e Zé da Zilda), "Adivinha o quê?" (de Lulu Santos), entre outras.

Na quinta-feira, o grupo local Comparsas da Vivenda divide o palco do Campus do Pici com o sexteto Pedro Luís e A Parede. O grupo vai apresentar o repertório de seu mais recente DVD, "Navilouca Ao Vivo", gravado há um ano no Circo Voador, no Rio de Janeiro.
Já no encerramento do Festival, na sexta-feira, é a vez da música independente, com os paulistas Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz, ambos sucessos de crítica neste último ano.
Jeneci apresentará o show de seu primeiro álbum, "Feito pra Acabar", lançado em dezembro de 2010.
"Felicidade", desse disco, foi eleita a melhor música do ano pelo júri do Prêmio Multishow, realizado no último dia 6 de setembro. Na mesma premiação, Tulipa Ruiz foi eleita melhor cantora.

Extraído do Jornal Diário do Nordeste

0 Comentários: