SAMHAIN - NOITE DOS ANTEPASSADOS

Print Friendly and PDF


Na antiga ibéria, no norte de Portugal e atual Galiza, nas noites de 31 de outubro que marca o fim do verão e o início do inverno, é comemorado o ano novo no calendário celta.

O véu entre nosso mundo e os dos mortos se tornam mais tênue. No hemisfério sul a data é 30 de abril.
No norte de Portugal e na Galiza, se celebram festas familiares, chamadas "Magustos", onde as pessoas se reúnem ao redor de uma fogueira, para beberem jeropiga, assarem castanhas, brincarem, se pintarem com cinzas e cantarem cantigas tradicionais. Há ainda a tradição de se preparar um pão feito com farinha de castanhas ou bolotas de carvalho que é servido aos defuntos da casa e aos antepassados da família, assim como a preparação de um banquete ou mesa que é deixado durante a noite. É deixado uma luz acesa, assim como as portas e janelas da casa abertas. Tocar na comida traz "azar", uma vez que está "babada de defunto".

Também são organizadas pequenas procissões de crianças em bandos, pedindo de porta-em-porta "Pão-para-Deus" e espalhando certa algazarra.
Durante esta noite o véu que separa esses dois mundos está o mais fino possível, permitindo que espíritos do Outro Mundo atravessem o portal sem grandes dificuldades.
Por isso, a Noite dos Ancestrais é um momento de relembrarmos aqueles que se foram. É hora de honrarmos as pessoas que um dia amamos, deixando que elas nos visitem e comemorem conosco esse momento tão especial da Roda do Ano.

A Noite dos Antepassados é o festival da morte e da alegria pela certeza do renascimento. O Deus morreu, e a Deusa, trazendo no ventre o seu amado, recolhe-se ao Mundo das Sombras para esperar o seu renascimento. Comemora-se aqui a ligação com os antepassados, com aqueles que já partiram e que um dia, como a natureza, renascerão.

A igreja ao mesmo tempo que satanizou a data chamando de "dia das bruxas", cristianizou a data transformando essa data no "Dia de Todos os Santos" e no "Dia de Finados"(02 de novembro), com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval.

FONTE: ORKUT

0 Comentários: