Begotten (1991) - FILME COMPLETO

Print Friendly and PDF


Diretor: E. Elias Merhige
País: Estados Unidos


Deus está sozinho e abandonado, e se suicida estripando-se com uma navalha. Eis que de sua morte emerge a Mãe-Natureza, masturba o moribundo e com o sêmen do mesmo fertiliza-se, originando do seu ventre a Humanidade, um ser doente e de extrema fraqueza, que parece mais um mendigo com epilepsia e durante toda sua existência é maltratado por uns monstros que vagam pela terra.

Esse é com certeza o filme mais estranho e indescritível que alguém pode ver na vida, não há como se encaixar em algum gênero. A película é toda em preto e branco, sem tons de cinza (apesar de ser de 1991), o que torna algumas cenas indecifráveis. Não há diálogos, apenas barulhos e sons sombrios.

O filme lida fortemente com religião e com a história bíblica do Gênesis e da Criação. Mas como Merhige revelou durante sessões de Perguntas e Respostas, a sua principal inspiração foi uma experiência de quase morte que ele vivenciou quando tinha 19 anos, após um acidente de carro.

O visual do filme é descrito no trailer como "um teste de Rorschach para os olhos". Merhige disse que para cada minuto do filme original, tomou-se 10 horas para refotografar até atingir o visual desejado.

Merhige também já revelou, em sessões de Perguntas e Respostas, que ele gostaria que este filme fosse o primeiro de uma trilogia. Ele está tendo dificuldades para obter o apoio financeiro apropriado, e atualmente não é sabido se os outros dois filmes serão feitos.

O clip musical para a música "Cryptorchid", um single do álbum Antichrist Superstar de Marilyn Manson, foi dirigido por E. Elias Merhige e inclui cenas de Begotten.

O filme é considerado uma obra de arte por muitos e um lixo sem noção por tantos outros. Não é um filme chocante nem nojento. É apenas perturbador e bizarro.