Marţolea

Print Friendly and PDF




Marţolea é uma entidade demoníaca na mitologia romena (especialmente nas regiões de Bucovina e Maramureş). Não possui uma aparência clara, pois pode mudar de forma à vontade. Ele vive nas montanhas e desce nas noites de terça-feira para atrair com seu canto e punir as mulheres que são pegas  trabalhando.

Chamado também Mart Sara (as antigas palavras romenas para "Noite terça-feira") é uma entidade maléfica, que exige que as terças-feiras sejam respeitadas,tal dia santo proíbe quatro tarefas para as mulheres: a fiação da lã, a semeadura de lavanderia, fervura e panificação pão. Este é um ser pagão.

As punições da Marţolea  são cruéis como: mutilar, pregar suas vitimas na parede e ao redor dos pratos, nos casos mulheres solteiras. Para as mulheres casadas as punições são matar ou possuir seu bebê ou  marido que está longe de casa.
Normalmente assume a forma de uma idosa feia e grande que aparece  vestida de preto ou assume a forma de um homem atraente para seduzir jovens virgens e até mulheres casadas para então atacar suas vitimas.

Apesar de sua ferocidade ela também é bondosa com aquelas que respeitam a tradição,deixando ovos e até algumas das flores das mais altas montanhas da Bucovina nas portas das casas.

Em algumas regiões, ela é chamada Joimâriţa, outra forma da palavra romena para terça-feira.

Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: