O PROCESSO DE AUTO-MUMIFICAÇÃO

Print Friendly and PDF


Sokushinbutsu (即身仏) eram monges budistas ou sacerdotes que causaram sua própria morte de um modo que resultava em sua mumificação. Essa prática teria ocorrido quase que exclusivamente no norte do Japão em torno de Yamagata. Acredita-se que muitas centenas de monges tentado, mas apenas 24 desses mumificações foram descobertas até a data.

Hoje, a prática não é defendida ou praticada por qualquer seita budista, e é de fato proibida no Japão.

Por mil dias os sacerdotes comiam uma dieta especial composta somente de nozes e sementes, ao participar de um esquema de atividades físicas rigorosas que os despojava de sua gordura corporal. Eles, então, comia apenas cascas e raízes por mais mil dias e começavam a beber um chá venenoso feito da seiva da árvore Urushi. Isso causava vômitos e uma rápida perda de fluidos corporais, e o mais importante, isso fazia o corpo demasiado ser venenoso para ser comido pelos vermes.

Finalmente, um monge em auto-mumificação se trancaria em uma tumba de pedra um pouco maior do que o seu corpo, onde ele não iria passar da posição de lótus. Sua única conexão com o mundo exterior era um tubo de ar e um sino. Cada dia, ele tocava uma campainha para que aqueles que estavam fora soubessem que ele ainda estava vivo.

Quando o sino parava de tocar, o tubo era removido e o túmulo selado. Depois do túmulo ser selado, os outros monges no templo teriam de esperar mais 1000 dias, e abrir o túmulo para ver se a mumificação havia sido bem sucedida. Se o monge houvesse sido mumificado com sucesso, ele era imediatamente visto como um Buda e colocado no templo para contemplação. Normalmente, porém, havia apenas um corpo decomposto. Embora eles não fossem vistos como um verdadeiro Buda, se não estavam mumificados, eles ainda eram admirados e reverenciados por sua dedicação e espírito.

Quanto à origem desta prática, há uma sugestão comum que a escola Shingon, fundador Kukai, trouxera esta prática de Tang, China, como parte do segredo da prática tântrica que ele aprendeu, e que foi, posteriormente, perdida na China.

A prática foi satirizada na história “The Destiny That Spanned Two Lifetimes” por Ueda Akinari, em que tal monge foi encontrado séculos mais tarde, ressuscitado. A história aparece na coleção Harusame Monogatari.

0 Comentários: