Hobgoblin

Print Friendly and PDF



Hobgoblin é uma criatura mitológica. É uma variação de goblinoide (que vem da raça/criatura goblin), mede mais que 1,40 m, parecido com um goblin mas é muito mais alto, até o tamanho de um ser humano.

Hobgoblin é um termo geralmente aplicado em fábulas para descrever um goblin amigo ou divertido.

A palavra parece derivar de "Robin Goblin", abreviada para "hobgoblin ',' micro ', ou' lob '. O nome foi inicialmente previsto para um determinado folclórico personagem Robin Goodfellow, mas passou a ser definido como uma espécie diferente de duende ou fada.

O nome é muitas vezes intercambiável com "bugbear", "boogeyman", "bugaboo" ou "bogie".

Em O Hobbit, de JRR Tolkien, Hobgoblins são uma ameaça, maiores e mais fortes do que os goblins. Tolkien comentou mais tarde, numa carta, que através de mais estudos de folclore posteriormente ele tinha aprendido que "a afirmação de que hobgoblins seriam" uma maior espécie '[de Goblins] é o inverso do original da verdade. " Tolkien então rebatizado como eles Uruks ou Uruk-hai, numa tentativa de corrigir o seu erro.

Também em O Hobbit, Tolkien coloca o Bugbear Beorn como uma classe diversa dos Goblins (Orcs) e Hobgoblins (Uruk-hai), consistindo, inclusive, em um dos seres que ajudam Bilbo, Gandalf e Torin Escudo de Carvalho.

Na Finn Family Moomintroll, terceiro livro da série de Moomin de livros infantis de Tove Jansson, o Hobgoblin é uma estranha criatura mágica; até mesmo o seu chapéu, quando encontrado por outras criaturas, pode trabalhar todos os estranhos tipos de magia por si só. Embora ligeiramente assustador para aqueles que não o conhecem, o Hobgoblin é, de fato, uma criatura solitária e sensível, que pode conceder os desejos dos outros, mas não o seu próprio - a menos que alguém especificamente lhe peça por algo que ele quer e, em seguida, lhe dê aquilo que ele próprio criou.

No folclore francês, hobgoblins são chamados Lutin.

Hobgoblins muitas vezes são tidos como espíritos, quer sob a forma de animais (como os cães ou coelhos) ou de outros animais de estimação. Gatos que são completamente brancos são especialmente suscetíveis de serem considerados lutins, embora aparentemente não haja nenhum distintivo em nenhum animal que viva em ou perto de casa que possa ser considerado como tal. Estes lutins pode ser bons ou maus, os primeiros têm atribuídas competências que vão desde o controle do tempo até a fazer a barba do chefe da casa antes de ele acordar aos domingos. Os segundos podem assediar o dono da casa, com qualquer número de problemas menores, como sumindo com coisas ou enchendo os sapatos com seixos. O sal é considerado repugnante para eles. Como derivativos de fadas, o aço/ferro também seria insuportável ao seu toque.

Lutin é geralmente traduzido em Inglês como: brownie, Elfo, fada, gnomo, duende, hobgoblin, imp, leprechaun, pixie, pixy, Puck, ou Sprite.

Em um conto de fadas francês, Le Prince Lutin, escrito em 1697 há uma descrição lutin do ar, da água e terrestre: "Você é invisível quando quiser; em um momento você pode cruzar o vasto espaço do universo; você voa sem ter asas; você entra no chão sem morrer, você penetrar nos precipícios do mar sem se afogar, você entra em todo o lugar, mesmo com as janelas e as portas fechadas, e, quando você quiser, você pode ser visto na sua forma natural. "

Nesta história um chapéu vermelho com duas penas torna o Lutin invisível.

Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: