A VERDADEIRA NATUREZA DA ALQUIMIA HERMÉTICA

Print Friendly and PDF


A Alquimia Hermética continua a ser a mais incompreendida das ciências ocultas. A razão pela qual a alquimia é tão mal compreendida é que a sua natureza e os processos continuam a ser os segredos mais bem guardados da tradição esotérica ocidental. Existem inúmeros casos, no entanto, onde até mesmo um mal-entendido sobre a verdadeira natureza da alquimia tem provado ser um grande benefício para a humanidade. Por exemplo, uma interpretação literal e materialista dos objetivos da alquimia levou diretamente ao nascimento de muitos aspectos da ciência moderna. Pseudo-alquimistas, por exemplo, interessados apenas na fabricação de ouro inadvertidamente levaram ao nascimento da química moderna. O interesse de Roger Bacon e Sir Isaac Newton na alquimia também levou a importantes contribuições desses indivíduos para a ciência moderna. O interesse de Paracelso, enquanto também enraizado em um mal-entendido da alquimia, levou ao nascimento da farmacologia como uma pedra angular da medicina moderna. Todos esses avanços, no entanto, tão valiosos quanto eles são, por direito próprio, não revelam nada sobre a verdadeira natureza da alquimia hermética.

O segredo em torno da natureza da alquimia também provou ser solo fértil para o crescimento de novas interpretações modernas da alquimia. O psicólogo suíço do século XX, Carl Gustav Jung, por exemplo, usou imagens alquímicas para sustentar suas teorias psicológicas, como evidências para o que Jung chamou de "arquétipos do inconsciente coletivo." De fato, a natureza enigmática e simbólica do imaginário alquímico prontamente se presta a uma interpretação errônea como psicológica. Jung viu em imagens alquímicas o que ele queria, projetando suas teorias psicológicas sobre a sua matriz simbólica. Apesar do fato de que Jung nunca compreendeu a natureza oculta da alquimia hermética, seu mal-entendido, no entanto levou a uma outra contribuição da alquimia à ciência moderna, desta vez no campo da psicologia profunda.

Adam MacLean é talvez o maior enciclopedista vivo de textos e imagens alquímicos. Seu website é uma grande contribuição para a humanidade. Infelizmente, porém, o Sr. MacLean faz uma distinção equivocada entre alquimia "física" e alquimia "espiritual ou filosófica" para justificar a sua própria interpretação "mística" da alquimia.

O segredo continua em torno da verdadeira natureza da alquimia hermética, o que infelizmente também permite a vendedores ambulantes e vigaristas enganarem deliberadamente um público desavisado. "Escolas de alquimia" estão surgindo como cogumelos na internet. A Alquimia Hermética, no entanto, continua a ser uma ciência oculta que só pode ser adequadamente compreendida por iniciados. Para os não iniciados, a verdade alquímica permanece para sempre um livro selado com sete selos.

As chaves iniciáticas que desvendam os segredos sublimes da alquimia hermética ainda hoje existem e são ensinadas na "Alpha et Omega". A A.O. anunciou em 1999 que inclue a alquimia hermética na Segunda Ordem ou Ordem Interna, RR et AC. Assim que divulgou isso, as pseudo-ordens Golden Dawn, na internet, saltaram no movimento alquímico. De repente, quase todo grupo que se autodenomina "Golden Dawn" começou a divulgar em seus sites que ensinam "alquimia". No entanto, nessas "escolas alquímicas", você não encontra nada além de disparates sobre "Alquimia Espiritual", que é apenas um sinônimo de "crescimento espiritual" ou uma reembalagem para as especulações psicológicas de Jung. Em resposta a tais enganos, a Alpha et Omega decidiu levantar o véu e revelar algo mais substancial sobre a verdadeira natureza da alquimia hermética. O problema com as "pseudo Golden Dawn" não é só que elas não têm as chaves iniciáticas para desvendar os segredos da alquimia hermética, mas que nem sequer entendem sua verdadeira natureza.

Alquimia Hermética Desvelada

Apesar dos equívocos populares sobre a pseudo-ciência da fabricação de ouro, a alquimia interior hermética compreende as mais altas e mais secretas práticas das tradições herméticas e Rosacruzes.

Alquimia interior hermética é, na realidade, um sistema que usa os fogos sutis do corpo humano, incluindo o amor e a sexualidade, como ferramentas poderosas para o desenvolvimento espiritual para transmutar a matéria do corpo físico em formas cada vez mais puras e mais refinadas de energia. Desenvolvida como a "Arte Real", a alquimia no antigo Egito foi originalmente reservada para o Faraó e a classe dominante, assim como já foi prática sexual taoísta para os imperadores chineses. Da Ptolomaica Alexandria com sua confluência de culturas egípcia e helenica, a alquimia hermética se propagou através do Mediterrâneo para a Europa, nos impérios gregos e romanos. Na Grécia, a alquimia tornou-se consagrada no Pitagorianismo, enquanto em Roma, tornou-se a pedra angular da tradição hermética.

O surgimento do cristianismo representava uma ameaça única para a sobrevivência da alquimia. Para proteger a "Arte Real" da destruição, com o surgimento do cristianismo, muitas de suas práticas foram codificadas nos ritos e histórias da nova religião, cujos significados verdadeiros eram secreta e cuidadosamente preservados por iniciados há séculos.

Quando a Inquisição chegou e a igreja se tornou mais perigosamente repressiva, o mito de uma pseudo-ciência materialista foi criado, cujo objetivo era "fabricar ouro". Simbolismo hermético e alegorias foram usados para esconder a verdade alquímica do profano, mas ainda assim preservar e comunicar-se entre iniciados.

Atitudes modernas esclarecidas em relação à sexualidade hoje permitem que a verdadeira natureza da "Arte Real" seja revelada como a "alquimia do amor." Embora a natureza erótica da Hermética alquimia tenha sido mantida em segredo no Ocidente durante séculos, qualquer outra interpretação é baseada em mal-entendidos. Considerando que certas elixires preparados com espagíria (vulgarmente conhecida como "alquimia das plantas") realmente têm valor medicinal em si mesmos, os processos da alquimia laboratorial são em geral apenas análogos para os processos reais da alquimia interior Hermética.

De fato, a equivocada interpretação literal da alquimia de "laboratório" custou a alguns supostos alquimistas suas vidas, pois estupidamente acabaram envenenando-se, consumindo azougue (mercúrio) em elixires preparados com os incompreendidos processos de "laboratório".

Leitura do simbolismo alquímico

Entre a literatura alquímica clássica, existem três classes de documentos. Em primeiro lugar, há séries de imagens alquímicas vestidas de simbolismo hermético. Em segundo lugar, há documentos que descrevem os processos de laboratório, ainda escondendo certas partes usando simbolismo hermético ou outros dispositivos do códigos. Além desse véu simbólico, os próprios processos laboratoriais são frequentemente análogos para processos ocultos da alquimia interior Hermética, a original "alquimia do amor". Finalmente, existem falsos preparados por alquimistas não tendo nenhum valor inerente.

Em certos casos, o significado do imaginário alquímico é bastante óbvio para aqueles com olhos para entender. Por exemplo, as imagens do Rosarium Philosophorum, como ilustrado no lado esquerdo, mostram claramente a natureza erótica da alquimia hermética.
Essas imagens ou descrições de processos podem ser feitas literalmente (como no caso da imagem do "Rosarium Philosophorum"), no entanto, estas tendem a ser a exceção e não a regra. Na verdade, a grande maioria dos documentos alquímicos autênticos ou séries de imagens devem ser lidas como poesia e não como prosa. Em outras palavras, é preciso olhar para além do conteúdo, além do óbvio, e tentar entender como na poesia o que se pretende, por analogia e por metáfora. Isto torna-se uma tarefa mais simples uma vez que a natureza erótica de alquimia hermética é compreendida. Também é útil ter em mente que documentos e imagens alquímicas foram criadas a fim de comunicar certas verdades entre alquimistas, mas evitando simultaneamente a compreensão por não-iniciados.

Esta imagem alquímica, por exemplo, contrasta equívocos populares sobre a alquimia laboratorial (como uma proto ou pseudo-ciência) com a sua verdadeira natureza como a "alquimia do amor." Isso não é óbvio, no entanto, para quem desconhece a natureza erótica da alquimia hermética. Aqui vemos um suposto laboratório alquímico, com todo seu aparato de atendimento à direita: forno, autoclaves, frascos, etc. À esquerda, no entanto, vemos uma figura feminina alada sentada sobre uma árvore, sobre a qual estão inscritas as palavras "Natural Opus", em latim. Assim, podemos melhor ler esta imagem como dizendo: "A natureza chama o verdadeiro alquimista, revelando-lhe que a 'Opus Magnum' (Grande Obra) não é uma operação seca para ser realizado em algum laboratório escuro, mas sim com amor no coração da natureza". A natureza erótica da alquimia hermética é simbolizada não só pela figura feminina, mas também pelo fogo que arde debaixo dela. Suas asas indicam que a mulher/o homem tem as asas para a ascensão espiritual. Finalmente, ela é coroada com os símbolos dos sete planetas antigos. Isto indica a importância da astrologia e os ciclos astrológicos na alquimia hermética.

O objetivo da Alquimia

É somente através da compreensão da relação entre a astrologia e a alquimia que a alegoria da transmutação do chumbo e metais inferiores em ouro pode ser entendida corretamente.

As correspondências tradicionais entre os metais alquímicos e os planetas antigos são os seguintes: Saturno - Chumbo, Lua - Prata, Mercúrio - Mercúrio, Vênus - Cobre, Jupiter - Estanho, e Sol - Ouro.

Saturno é o planeta associado na astrologia com o tempo e as regras sobre a matéria. Assim, "chumbo" na hermética alquimia realmente representa nossos corpos físicos, a "matéria prima" ou "Prima Materia" com a qual podemos começar a "Opus Magnum" (Grande Obra). Assim, a alegoria da transmutação dos metais inferiores em ouro, na verdade, representa a transmutação do corpo físico em formas cada vez mais refinadas da energia e do cultivo de corpos cada vez mais sutis e de consciência superior.
Assim, as tradições herméticas e alquímicas não vêem "alma" como algo inerentemente existente e igual em todos os seres humanos, mas sim algo para ser ativamente cultivado e desenvolvido. De acordo com a tradição hermética, cada um de nós possui apenas a semente de uma alma. Cabe a cada um de nós para cultivar essa semente ou não. Assim, a transmutação do chumbo em ouro refere-se, por analogia, para o cultivo da alma, o refinamento da matéria em formas cada vez mais puras de energia, e, finalmente, dar à luz a um "corpo de luz" ou "corpo solar." No momento da morte, o alquimista projeta sua consciência para este "corpo solar", conseguindo a liberação de nova encarnação e tornando-se consciente imortal. Esta transmutação ocorre usando as propriedades de transmutação da "Pedra Filosofal". A verdadeira natureza da Pedra é um dos maiores segredos da alquimia hermética. Embora as regras herméticas proibam a revelação direta da verdadeira natureza da Pedra Filosofal, muito tem sido dito sobre ele, inclusive que "é o mais potente elixir da vida, tendo ambos o poder de prolongar a juventude e para conferir a imortalidade". Hoje, SL Macgregor Mathers Alpha et Omega ensina os mais altos mistérios da alquimia interior Hermética nas notas mais altas da nossa Terceira Ordem, incluindo a preparação secreta, retificação, e multiplicação da Pedra Filosofal.

A Ordem Hermética da Golden Dawn estabeleceu um precedente incrível em 1888, quando se permitiu que as mulheres e os homens na mesma ordem e abraçou integralmente os princípios herméticos essenciais da polaridade e do gênero. O conceito de polaridade sexual é um pilar essencial dos ensinamentos clássicos da Golden Dawn e está consagrado em todo o simbolismo de seus rituais de iniciação e sistema mágico tradicional. Desde a criação da Golden Dawn, os ensinamentos e práticas da alquimia interior hermética foram cuidadosamente escondidos nos mais altos graus da ordem. Este continua a ser o caso hoje na Terceira Ordem do S.L. MacGregor Mathers' A.O.. No espírito da Golden Dawn clássica e tradicional, a Alpha et Omega não faz, no entanto, a prática não envolve atividade sexual em rituais, nem há orgias de qualquer tipo, nem de experimentação sexual como foi realizado por Aleister Crowley. Considerando o que temos revelado no presente artigo, é óbvio que as 'pseudo Golden Dawn' não só perdem as chaves iniciáticas da alquimia hermética, mas que nem sequer entendem sua verdadeira natureza.

Traduzido por:
LIZZA BATHORY
LIZZA BATHORY
Blogueira d'O Submundo

elizabeth.bathory.ce@gmail.com

Confira mais textos desta autora clicando aqui


FONTE: Hermetic Order of the Golden Dawn

0 Comentários: