Todas as pessoas de olhos azuis podem ter um ancestral que viveu há 10.000 anos atrás, perto do Mar Negro

Print Friendly and PDF





Todas as pessoas com olhos azuis podem estar conectadas até 10.000 anos para a região do Mar Negro


Ao longo da história esses olhos sempre foram valorizados .

Os olhos Frank Sinatra eram lendários , Paul Newman  derreteu um milhão de corações , enquanto Cameron Diaz  deslumbra na Hollywood moderna.

Mas como - e por que - olhos azuis surgiram sempre foi um mistério genético. Até agora.

De acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhagen, uma única mutação que surgiu recentemente, 6-10,000 anos atrás foi responsável pelo surgimento de todas as pessoas de olhos azuis  na Terra hoje.

A equipe, cuja pesquisa foi publicada na revista Human Genetics , identificou uma única mutação em um gene chamado OCA2 , que surgiu por acaso em algum lugar ao redor da costa noroeste do Mar Negro em um único indivíduo, cerca de 8.000 anos atrás.

O gene não " faz " a íris ficar azul, mas sim, ele desliga o mecanismo que produz pigmentação melanina marrom . "Originalmente , todos nós tinhamos olhos castanhos , " diz o Dr. Hans Eiberg , que liderou a equipe .

E a maioria das pessoas ainda o fazem. A constatação de que uma mutação rara , provavelmente dispersos na rápida onda de colonização que se seguiu ao fim da última idade do gelo, destaca um dos grandes mistérios da evolução humana : a distinção dos europeus .  
Estes da Europa e do Próximo-Oriente têm muitas características que os distinguem do resto da raça humana.


Não são apenas os europeus muito mais propensos a ter os olhos azuis (95 por cento em alguns países escandinavos), eles também têm uma gama muito maior de tons de pele e cor do cabelo do que qualquer outro grupo étnico.

Somente na Europa  você vai encontrar um grande número de loiras e ruivas , morenas, peles pálidas e peles oliva , as pessoas de olhos azuis e de olhos verdes que vivem juntos nas mesmas comunidades . Em todo o resto do mundo as pessoas são quase uniformemente cabelos escuros e olhos escuros .


Por isso deve ser permanece desconhecida, e em particular como essas mutações podem ter surgido tão rapidamente desde que a Europa foi colonizada por africanos apenas algumas dezenas de milhares de anos atrás.

Uma teoria é que o clima frio da Europa e céu escuro desempenharam o papel . Pele clara é melhor a fazer Vitamina D a partir do 8 por cento da população do mundo têm olhos azuis  encontrado em latitudes do norte onde o sol é fraco.

Outra sugestão é que as cores de pele, olhos e cabelo  vistas na Europa são até cruzamento antigo, com os neandertais , que morreram a cerca de 25.000 anos atrás.


Talvez os neandertais fossem loiros ou ruivos e é seus genes que herdamos . O problema com esta teoria é que não há nenhuma evidência , a partir dos fragmentos de ADN neandertalense que foram recuperados a partir de ossos , que não havia qualquer cruzamento substancial entre elas e de Homo sapiens.

Talvez a teoria mais plausível é que o cabelo loiro e olhos azuis surgiram por causa de um mecanismo chamado de seleção sexual.

Este é o lugar onde homens e mulheres escolhem como seus companheiros aqueles que têm uma característica física incomum , não necessariamente associado a " aptidão" em si, mas simplesmente algo incomum.

A gigantesca cauda ( e de outra forma inútil) do pavão é o melhor exemplo.

A seleção de sexo vem à tona quando há muita concorrência para companheiros do mesmo sexo ou de outro. A teoria é que na Europa, onde os homens tinham que passar semanas em um tempo na caça , o número de homens foi muito escasso .

Em tais sociedades, as mulheres que tinham fechaduras de linho teriam uma melhor chance de se destacar e atrair a atenção dos poucos homens que estariam disponíveis para o acasalamento .

Mesmo naquela época , a loira de olhos azuis não era só da demanda , mas também certamente teria tido mais divertido.

Fonte:http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-511473/All-blue-eyed-people-traced-ancestor-lived-10-000-years-ago-near-Black-Sea.html

Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS

Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: