NeoKosmos

Print Friendly and PDF







NeoKosmos [do grego Neo (Νεο) - novo e Kosmos (Κοσμος) - mundo; Novo Mundo] é um cenário de RPG criado pela Krypteia Estúdio Criativo e lançado pela Daemon Editora dentro da linha Arcádia. Arcádia: NeoKosmos é o primeiro livro a desnudar o conceito por trás de Arcádia; e foi lançado no dia 11 de Março de 2006 na Bienal do Livro de São Paulo, no estande da editora.
O cenário foi inspirado na história e mitologia gregas, e mescla vários elementos típicos do tema com conceitos consagrados do RPG.

O Cenário

NeoKosmos parte do princípio que os Deuses Olímpicos deixaram a Grécia. Isso se deu pois os seus inimigos mais mortíferos, os Titãs, escaparam de sua prisão (o Tártaro), com a ajuda de uma entidade de um outro mundo(G'Goschic) que desejava destruir uma outra entidade,Norni, que, por sua vez, veio pedir o auxílio daqueles que já haviam derrotado os Titãs antes. Os Olímpicos se foram e levaram consigo as criaturas e monstros da mitologia, além de homens e mulheres que ainda lhes eram fiéis.

No novo mundo, os Deuses e Titãs se enfrentaram em uma Segunda Titanomaquia, e após mais de um século de luta finalmente alcançaram a vitória. Os descendentes dos mortais que eles trouxeram já haviam se instalado e difundido a cultura grega de seus antepassados por aquele continente. No período atual do cenário, quatrocentos anos já se passaram desde o fim da Segunda Titanomaquia, e o NeoKosmos, como é chamado pelos gregos, foi colonizado e povoado no melhor estilo da Grécia Heróica.

A maior parte da porção conhecida do NeoKosmos é no presente do cenário composta pelas 12 polei da Nação Grega, ou Hélade. Estas polei são espécies de ligas e confederações centradas em uma grande cidade (polis) e diversas outras cidades menores, vilas e povoados aliados, dominados ou influenciados pela "capital".

579 anos após a chegada dos gregos, Astarte, Calimia, Echódina, Falisia, Lykurgia, Megalyteros, Nacisi, Odestrya, Phoetor, Pyleos, Sionorica e Thaelia dividem as terras ocupadas pelos gregos. Nos descampados e nas florestas virgens em seu meio, nas colinas e montanhas não-exploradas, criaturas monstruosas e outros perigos se fazem presentes. No mar, piratas e serpentes marinhas tornam cada viagem uma incerteza. A Oeste e Leste, bárbaros incivilizados espreitam, e ameaçam a soberania grega com a impertinente "polis" de Karquia e com suas tribos de saqueadores. Ao Norte, as Areias do Tempo escondem a última cidade dos nobres Zoi Asproi. Ao Sul, além do oceano, o inimigo, ainda vivo e ativo.

O Conceito

A mensagem por trás do NeoKosmos é a do poder de influência do povo grego. No mundo real, na época atual, não se pode ficar um dia sem falar ou pensar em algo que se deve à influência grega mesmo 2000 anos depois.
Essa idéia foi transportada para uma situação hipotética, onde os gregos também influenciaram um povo que encontraram, praticamente conquistando-o mesmo sem ser seu inimigo, apenas com sua cultura e, no caso do NeoKosmos bastante presente, religião.

Os Livros

Além do módulo básico Arcádia: NeoKosmos, o cenário conta também com o Polis Biblos: Astarte - Livro da Polis, lançado em 01 de Julho de 2006 durante o EIRPG, primeiro de uma série de livros que irão se aprofundar nas divisões políticas do NeoKosmos.



 
Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: