As Runas das Bruxas

Print Friendly and PDF


image
      Foram citadas pela primera vez no livro “La tapa del caldero” (Lid Off the Cauldron: Handbook for Witches) de Patricia Crowther. A imagem ao lado é de meu jogo de runas pessoal, por ser um tipo de método divinatório pouco comum, é praticamente impossível encontrá-las à venda, algo que durará pouco imagino. De qualquer modo, o recomendável, como em toda ferramenta mágicka, é manufaturá-las e consagrá-las você mesmo...

      Este jogo de runas é utilizado como método divinatório por algumas bruxas. Se desconhece sua origem, embora pareça que para sua realização foram utilizados símbolos empregados pelo povo cigano em suas mancias divinatórias. Cada uma das oito runas corresponde a um dos sabbats do ano, o que permite uma variação simbólica na leitura da tirada, assim mesmo, algumas delas têm um conteúdo dual em sua leitura do tipo sim- não, feminino-masculino.

      Todas as runas são jogadas para o ar, sobre um pano, descartando aquelas que caem viradas para baixo. Tampouco vamos considerar as que caem fora do pano. As runas que caem juntas têm significado combinado, assim como uma runa sobre outra pode dizer que esta runa está influenciando fortemente a outra ou está subordinada à primeira. É aí que entra em jogo a intuição do intérprete.

      A runa guia, líder ou runa dominante é aquela que se encontra mais próxima do intérprete, não do consultante. A distância das runas entre si e sua distância para conosco também nos dá uma ideia de uma linha temporal no momento da leitura. Naturalmente no caso de obter uma leitura sem nenhuma runa válida (todas invertidas, fora do pano, etc.) se subentende que não é o momento de conhecer a resposta e não se deve voltar a consultar isso tão cedo.

O SOL

image
Palavras-chave: êxito e progresso
Significado: força, uma autoridade, um padre.
Sabá: Mabon
Número: 1
Gênero: masculino
Interpretada como: "SIM"

      Esta runa simboliza a força e a autoridade, o poder e a confiança, também a superação de dificuldades e a consecução de objetivos. Também nos fala de crescimento pessoal e evolução.

A LUA

image
Palavra-chave: mudança
Significado: Feminilidade. O fluxo das marés. Conhecimento feminino e sabedoria, consciência psíquica e ocultismo.
Sabá: Samhain
Número: 2
Gênero: Feminino
Interpretada como: "NÃO"

      Esta runa representa a sensualidade, o feminino, o fluxo das marés, a sabedoria oculta, a percepção psíquica e tudo que é oculto e misterioso. Como a lua também representa influência. Esta runa carrega um componente temporário adicionado em sua leitura, relativo à mudança que representa, é de se esperar que esta ocorra entre os 28 dias do ciclo lunar. Geralmente esta runa aparece em consultas que tenham a ver com mulheres e é importante sempre levar em conta as runas que a rodeiam. Esta runa é um mensageiro que fala de mudanças na vida, os quais normalmente têm mais a ver com processos interiores da pessoa do que com alterações no âmbito material.

OS ANÉIS

image
Palavras-chave: amor, relações e empatia
Significado: encontros. Pode representar um matrimônio.
Sabá: Yule
Número: 3
Gênero: masculino

      Em um relacionamento pode significar união ou casamento. Tem um conteúdo de compromisso e às vezes uma nova abordagem de algo já relacionado. Naturalmente é a runa do amor e se é a runa dominante pode ser lida como "SIM", sempre carrega implícita uma carga de relação.

AS LANÇAS CRUZADAS

image
Palavras-chave: guerra, negatividade.
Significado: representa os argumentos e fatos negativos
Sabá: Imbolc
Número: 4
Gênero: Feminino

      Ela representa os fatos e argumentos negativos, assim como brigas e discussões. Se está perto de uma runa positiva pode significar o fim da algo, cura ou até mesmo uma promoção. É especialmente importante considerar as runas circundantes e sua distância.

A SERPENTE

image
Palavras-chave: amigos, familia, viagens
Significado: deriva-se seu significado, geralmente, das outras pedras mais próximas dela
Sabá: Ostara
Número: 5
Gênero: masculino

      O cÍrculo afetivo composto por teus familiares e amigos está representado por esta runa. Normalmente é interpretada como movimento, mudança e inclusive viagem. De qualquer modo não é uma runa estática definitivamente. Qualquer uma destas possibilidades é influenciada pela presença das runas ao seu redor. Salientamos também que a proximidade da runa sol indica um movimento externo e da lua um movimento de natureza interior.

AS AVES

image
Palavra-chave: mudança inesperada
Significado: notícia inesperada que pode mudar sua vida completamente
Sabá: Beltane
Número: 6
Gênero: feminino

      Esta runa somente implica mudanças de natureza inevitável, especialmente se é uma runa guia. As runas circundantes podem indicar pistas sobre a origem das mesmas. Esta runa tem uma forte carga simbólica em relação às notícias e novidades, mensageiros e correspondência e quanto a ciclos e migrações. Pode representar notícias ou visitas de pessoas com as quais se havia perdido contato.

A ESPIGA DE MILHO

image
Palavras-chave: natureza, boa sorte e abundância
Significado: florescimento de algo novo, felicidade
Sabá: Litha
Número: 7
Gênero: masculino
Interpretada como: "Sim"

      Esta runa simboliza a conquista e o êxito em todos os âmbitos, por isto é fundamental ter clareza sobre a influência das runas, que pela proximidade, podem influir de algum modo. Em conjunto com as aves pode, por exemplo, significar uma viagem ou mudança feita de forma bem sucedida. Em união com os anéis, sucesso em uma relação comercial ou amorosa. Anexada ao Sol, sucesso no trabalho.

A CICATRIZ

image
Palavras-chave: fim. destruição, dificuldades e dor
Significado: rescisão ou execução de algo
Sabá: Lammas
Número: 8
Gênero: Feminino
Interpretada como: "ABSOLUTAMENTE NÃO"

      A cicatriz ou runa negra, implica o desaparecimento de algo cujo sentido positivo ou negativo possivelmente está determinado pela proximidade de outras runas. É uma runa dura que carrega implícito a inevitabilidade de algumas experiências por mais dolorosos que sejam. É a runa da aprendizagem e humildade. Possivelmente é a runa com a qual mais temos que considerar o alcance e a natureza das runas em torno dela.

Extraído e expandido a partir de: http://www.saberoculto.es

Traduzido por Lizza Bathory de Templo de la Luna Azul

0 Comentários: